Movimento sindical cobra do Mercantil do Brasil apuração sobre assédio moral
Segundo relatos dos trabalhadores, o banco tem explorado funcionários e clientes com a cobrança de metas absurdas de produtos, em muitos casos de vendas casadas, o que contraria as regras do direito do consumidor
Data: 01/03/2021 às 14:41
Fonte: Seeb BH, com edição de Seeb Araraquara

Diante denúncias feitas por funcionários do Mercantil do Brasil, representantes dos trabalhadores cobraram da direção e do RH do banco apuração imediata dos casos de assédio moral e a disponibilização de e-mail institucional do banco para o encaminhamento e resolução dos conflitos no prazo máximo de 45 dias, conforme estipulado na cláusula 61 da CCT, sob pena de multa por descumprimento de Convenção Coletiva caso o Mercantil não resolva os casos denunciados.

Segundo relatos dos bancários, o banco tem explorado trabalhadores e clientes com a cobrança de metas absurdas de produtos, em muitos casos de vendas casadas, o que contraria as regras do direito do consumidor.

Mesmo com a atuação firme das entidades sindicais em defesa dos trabalhadores e pelo fim do assédio moral, funcionários do Mercantil do Brasil estão utilizando anonimamente a internet para denunciar práticas abusivas no banco.

Em sites como o “Madruga News” e o aplicativo “VivaVídeos”, estão sendo criados e compartilhados vídeos e paródias sobre a truculência da área de INSS. Em uma das animações, um diretor do banco é comparado ao supervilão Thanos, da franquia dos Vingadores, do universo Marvel. As figurinhas do WhatsApp também estão sendo utilizadas para comparar o diretor e alguns superintendentes ao apresentador de televisão Roberto Justus, com seu slogan “Está demitido!”

“As denúncias também devem ser encaminhadas para os canais oficiais dos Sindicatos, para que possam ser tomadas as providências cabíveis e necessárias para extinguir a prática de assédio moral no Mercantil do Brasil”, destaca Marco Aurélio Alves, coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco.

O Sindicato dos Bancários de Araraquara também oferece atendimento jurídico gratuito aos trabalhadores sindicalizados, mostrando a importância da filiação para garantia dos direitos em caso de abuso autoritário do Mercantil do Brasil.

Para denunciar, utilize o Fale Conosco ou entre em contato pelo WhatsApp.

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core