
Em 2026, serão implementadas mudanças nas certificações ANBIMA. De acordo com a Associação, os cursos CPA-10, CPA-20 e CEA serão substituídos, dando lugar aos novos CPA, C-Pro R e C-Pro I. As alterações buscam adequar as certificações às recentes transformações do mercado financeiro.
> Acesse o programa detalhado das novas certificações (clique aqui).
Agora, além das habilidades técnicas, os exames vão avaliar algumas habilidades comportamentais, como autogestão, comunicação eficaz, agilidade e capacidade de resolver problemas. As provas da Anbima também terão novos formatos e todas as pessoas candidatas receberão feedback detalhado com um plano de estudos personalizado após o exame.
A formação será contínua, com a disponibilização de conteúdos atualizados no site da Anbima. É importante destacar que, a partir de 2026, para manter a certificação, haverá uma anuidade que pode chegar até R$ 325. Porém, se o valor for pago pelos bancos em que os profissionais atuam, será de apenas R$ 30. Por isso, o Sindicato acompanhará a transição para defender os trabalhadores.
Veja como acontecerá a transição para as novas certificações:
A transição será individual e cada pessoa certificada será responsável por conduzir seu próprio processo, que poderá ser feito a partir de janeiro de 2026. Para concluir a transição, será necessário manter a certificação atual válida até o fim de 2025 (caso a certificação vença em 2025, é preciso fazer o curso de atualização); estudar e manter as microcertificações concluídas no ANBIMA Edu; e pagar a atualização anual da certificação.
ATENÇÃO!
A transição para o novo modelo de certificações Anbima começa em janeiro de 2026. Para viabilizar essa mudança, exames, cursos e documentos ficarão temporariamente indisponíveis. Veja o que muda no fim de 2025:
- As certificações atuais de distribuição (CPA-10, CPA-20 ou CEA) serão encerradas em dezembro;
- O sistema ANBIMA Edu ficará fora do ar entre 20/12/2025 e 26/01/2026 para implementação do novo sistema;
- Durante esse período, não será possível se inscrever, agendar ou realizar exames (tanto para certificações de distribuição quanto de gestão), nem acessar certificados, notas fiscais ou comprovantes;
- As novas certificações (CPA, C-Pro R e C-Pro I) entram em vigor a partir de janeiro de 2026;
- Certificações com vencimento entre 20 e 31/12/2025 serão prorrogadas automaticamente até 26/01/2026;
- Certificações de gestão (CFG, CGA e CGE) com vencimento entre setembro e dezembro de 2025 foram prorrogadas para dezembro de 2026.
Hora de se qualificar: Sindicato disponibiliza cursos EAD preparatórios para certificações de forma gratuita para sindicalizados
A entidade, em parceria com a Fenae e a Rede do Conhecimento, oferece gratuitamente aos bancários sindicalizados uma plataforma EAD (Educação à Distância) com mais de 100 opções de cursos em diversas áreas de conhecimento, incluindo cursos preparatórios para as certificações Anbima, proporcionando assim a qualificação profissional, desenvolvimento de novas habilidades e até hobbies.
> Quem não é sócio e quiser usar a plataforma deverá pedir antes sua sindicalização
Como usar
Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (contato@bancariosararaquara.org.br) informando nome completo, e-mail, CPF e os cursos desejados. Após se inscrever, os dados serão conferidos e enviados para a Contraf-CUT e Instituto Fenae, que vão liberar acesso à plataforma. O login e instruções de uso serão enviados para o e-mail cadastrado.
Se você tiver dificuldades com o login de acesso, entre em contato com a secretaria do Sindicato pelo telefone (16) 3336-6700 ou pelo WhatsApp (16) 98115-6150.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias