
No primeiro trimestre de 2023, o Mercantil registrou lucro recorde, alcançando a marca de R$ 68,1 milhões, uma alta de 45% na comparação anual e crescimento de 4,7% frente ao trimestre passado. O resultado é fruto do esforço de milhares de trabalhadores, que estão submetidos à pressão por metas e ainda enfrentam alta rotatividade.
O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) superou o patamar de gigantes do setor, como o Itaú, e a base de clientes alcançou 6,7 milhões, número de 35% ao apurado no mesmo período do ano anterior.
Apesar disso, o que mais afeta o clima motivacional no banco é a alta rotatividade. Na avaliação do movimento sindical, é possível elaborar um plano de cargos e salários, PCS, que seja seguro e atrativo para os funcionários utilizando os recursos disponíveis.
Em muitos casos, não há reposição de funcionários desligados, o que gera sobrecarga de trabalho. "Quando muitos funcionários são desligados, como ocorre recorrentemente nas agências do Mercantil do Brasil, cria-se uma sensação de que qualquer um pode ser o próximo, o que é péssimo para a imagem da empresa, inclusive junto aos seus clientes", ressalta Marco Aurélio Alves, coordenador da COE.
PPPLR 2023
Na última terça-feira, 10 de maio, o Mercantil protocolou, junto ao Sindicato dos Bancários de BH, propostas para os programas próprios de PLR 2023. Os documentos serão analisados pela entidade e haverá negociação com o banco sobre o tema.

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%

Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT

Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias