
Nesta quarta-feira, 10 de maio, iniciou-se a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cabesp no formato virtual, em cumprimento à determinação judicial. A Afubesp, o Sindicato dos Bancários de Araraquara e demais entidades sindicais seguem frisando que a realização da assembleia nestes moldes fere o Estatuto da Cabesp, que prevê apenas o modelo presencial.
A abertura, com transmissão ao vivo na área logada do Portal Cabesp, será feita às 11h em primeira convocação, com a participação mínima de 2/3 dos associados, e às 11h30, em segunda convocação, com qualquer número de associados.
A votação será aberta às 12h de hoje (10) e permanecerá disponível até às 7h do dia 15/5, podendo os associados elegíveis votarem utilizando seu login e senha.
Como votar
Após o cancelamento da AGO presencial, Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Contraf, Fetec e Feeb SP/MS reiteraram à Cabesp a reivindicação de que fosse dada a opção de votar com ressalva como aconteceria na votação presencial. Com isso, a presidência da Cabesp inseriu um campo no voto para que a ressalva seja realizada.
1. Prestação de contas 2022 – VOTE SIM com ressalva
São três os itens abordados neste ponto, segundo o edital de convocação: a) Relatório Anual; b) Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras; e c) Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal.
A orientação é aprovar as contas apresentadas, pois nenhum erro foi detectado. Mensalmente, os balancetes da Cabesp são analisados e aprovados pelo Conselho Fiscal. Além disso, as contas encerradas em 2022 também foram aprovadas por nossos conselheiros fiscais eleitos Júlio Higashino e Mario Raia e também o conselheiro fiscal Djalma, indicado pela AFABESP, e pelos diretores eleitos Sergio Hirata e Wagner Cabanal.
As contas estão corretas, entretanto, o Relatório Anual 2022, que faz parte da prestação de contas, só foi apresentado após as votações na Diretoria e no Conselho Fiscal. Nele constam alterações na governança da Cabesp tais como: Comitê de Contratos e Compras, Comitê de Gestão e Tecnologia e Comitê de Ética, esvaziando as atribuições das diretorias eleitas.
Por isso, estamos orientando votar SIM, mas colocar a ressalva conforme indicado abaixo:
RESSALVA
“Ressalvo que fica desaprovado o Relatório Anual apresentado atribuindo aos Comitês, poderes de gestão administrativa para deliberar sem que sejam órgãos de governança previstos no Estatuto Social”.
2. Dotação Orçamentária 2023 – VOTE SIM
É importante que todos os associados entendam que a Previsão Orçamentária 2023 que iremos votar só diz respeito à Assistência Direta. A proposta de R$ 773.310.470,00 para Despesas com Assistência Médico Hospitalar da Direta teve um aumento de 8,20% em relação ao que foi gasto em 2022.
Quem alega que está havendo redução nesta rubrica é porque está comparando com o total R$ 913 milhões gastos no ano de 2022, incluindo as despesas do Cabesp Família, PAP e PAFE.
3. Apresentação do Estudo Atuarial e do Parecer do Conselho Fiscal (não há votação)
Este item não será votado, e é apenas para conhecimento dos associados. Vale lembrar que os Conselheiros Fiscais eleitos reprovaram o Estudo Atuarial apresentado.

Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho

Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI

Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa

Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)

Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias