
O Banco do Brasil iniciou em outubro, de forma unilateral, sem qualquer comunicação com o Sindicato e sem transparência, um programa de reestruturação dos cargos de assessoramento. Desde então, o Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região cobra a suspensão do chamado Movimento de Aceleração Digital (MAD), mas o banco continua implementando o programa e instaurando um verdadeiro clima de tensão e ansiedade entre os funcionários.
O MAD prevê, entre outras medidas, a ampliação da jornada de trabalho de seis para oito horas para 25% dos cargos de assessoramento (assessores I, II e III) em áreas estratégicas.
Com isso, muitos trabalhadores ficarão em excesso, ou seja, terão que tentar uma vaga em outra área e, caso não encontrem, poderão ser descomissionados.
Para agravar ainda mais a tensão entre os funcionários, recentemente o banco bloqueou as vagas para assessores III, sem qualquer explicação aos bancários. E tudo isso no final do ano, quando as pessoas esperam ter a tranquilidade de poder entrar no novo ano seguras quanto às suas carreiras e salários.
O representante da Fetec-CUT/SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Antonio Netto, ressalta que o movimento sindical continua cobrando que o banco revise essa medida.
“Também continuamos cobrando transparência do banco, mas ainda não temos as informações sobre número de afetados e de excessos. Vamos seguir cobrando que o Banco do Brasil apresente uma solução para essa demanda e que garanta que os trabalhadores não tenham redução salarial”, ressalta o dirigente.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias