Os empregados da Caixa têm denunciado o afrouxamento das medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19 nas agências do banco público em todo o país. As informações são confirmadas por dados preliminares da pesquisa Dossiê Covid-19 como uma Doença Relacionada ao Trabalho, que tem como objetivo produzir um relatório sobre a Covid-19 em atividades de trabalho.
> A pesquisa ainda não foi concluída. Para participar, clique aqui.
O objetivo do estudo – desenvolvido por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Pará (UFPA) – é dar visibilidade à relação entre a atividade profissional e o adoecimento por contaminação pelo coronavírus.
Para a médica e pesquisadora do Trabalho, Maria Maeno, a pesquisa com os bancários da estatal tem um peso maior, já que considerável parte deles manteve o trabalho presencial para o pagamento do Auxílio Emergencial e de outros benefícios sociais à população. Ela integra o grupo de pesquisadores que atuam no estudo por meio da cooperação técnica entre a Fenae e a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (Asas).
Até o momento, mais de 600 empregados da Caixa responderam à pesquisa. Os dados mostram que mais de 70% dos participantes informaram que no local onde trabalham faltam ventilação, janelas ou outra abertura para o ambiente externo. A maioria também informou que há contato próximo com os clientes ou colegas de trabalho.
“Esse resultado, mesmo que parcial, reforça a necessidade de incluir os bancários nos grupos prioritários da vacinação, já que esse é um grupo que ficou impedido de realizar distanciamento social e que se expõe diariamente de diversas formas durante o trabalho, diferente de outros grupos que podem adotar essas medidas de proteção”, lembra a diretora da Apcef/SP, Vivian Carla.
Confira alguns dos resultados já apresentados:
COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
“Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores
Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
Saúde Caixa: Carlos Vieira desrespeita empregados ao manter teto de 6,5%
Solidariedade que aquece: Sindicato dos Bancários inicia Campanha do Agasalho 2025
5ª CNMA começa hoje (6) com base em caderno de propostas construído pela sociedade civil
Plano Juventude Negra Viva avança em reunião no Palácio do Planalto, com apoio do movimento sindical bancário
Senado debate redução da jornada
Direitos ou precariedade: o que está por trás da crítica da geração Z à CLT?
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias