
O Sindicato dos Bancários de Araraquara se uniu aos sindicatos dos bancários de todo o país no Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Santander.
Na manhã desta terça-feira (30), dirigentes sindicais estiveram percorrendo as agências do banco para denunciar aos clientes e alertar a categoria sobre a prática de terceirizações promovidas pela empresa, para realocar bancários dentro de seu próprio grupo econômico, excluindo-os da categoria bancária e da abrangência de sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) - o que acarretará em redução da remuneração total e no corte de vários direitos, além do aumento da jornada.
“Apesar de obter lucros astronômicos e sempre crescentes no Brasil, mesmo em período de pandemia, o Santander não reduz seu ímpeto na cobrança de metas, redução de direitos e remuneração dos trabalhadores, na busca de aumentar ainda mais seus lucros. A prática atual é a criação de empresas para realocar seus funcionários das áreas de tecnologia da informação, call center e comercial. Queremos negociar e resolver esse conflito. Caso o banco permaneça inerte os protestos vão aumentar!”, ressaltou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
A representação dos trabalhadores encaminhou uma carta ao Santander expondo a situação e, mais uma vez, solicitando negociação. O banco protela a resposta.
#SomosBancários
Com a criação de empresas e a realocação de bancários para trabalhar nestas empresas, o Santander promove uma clara interferência na organização sindical dos trabalhadores.
A categoria bancária é organizada nacionalmente e, por isso, tem força para lutar pelos direitos e por novas reivindicações. O banco busca enfraquecer essa organização. Com a realocação dos bancários nestas empresas, aumenta ainda mais seus lucros e diminui o poder de negociação dos trabalhadores, que perdem em representação e força.

Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região participa de encontro em São Paulo para debater cenário sociopolítico e rumos do Brasil

Câmara começa a tramitar PEC que põe fim à escala 6x1

Participe da enquete sobre o PL 581/2019 que trata da isenção de IR sobre a PLR

Abertas as inscrições para o curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas

Sindicato e Associações representativas orientam voto na AGO da Cabesp

Começa o processo eleitoral da FUNCEF 2026

Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores

Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento

Setor bancário fecha 8,9 mil postos em 2025 e contraria trajetória positiva do mercado de trabalho
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias