
Cerca de 61 milhões de brasileiros sofreram de insegurança alimentar em 2021. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Com a população estimada do Brasil, isso significa que três a cada dez pessoas estiveram nesta situação no país.
Dos 61,3 milhões de pessoas em insegurança alimentar no Brasil, aproximadamente 15,4 milhões enfrentaram insegurança alimentar grave.
A FAO divide a insegurança alimentar em dois níveis: moderada e grave. A primeira se refere a casos em que a pessoa não sabe se obterá alimento e em que a quantidade ou qualidade é diminuída. Nos casos graves, as pessoas não acessam alimentação por um ou mais dias.
Os números do organismo internacional revelam uma piora da questão da fome no Brasil. Entre 2014 e 2016, eram 37,5 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Destes, cerca de 3,9 milhões se enquadravam em situações graves.
No mundo todo, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estiveram em insegurança alimentar no ano de 2021. Os números da FAO revelam também um maior impacto da fome sobre as mulheres.
Em 2021, mais de um teço das mulheres (31,9%) no mundo estavam em um cenário de insegurança alimentar, contra 27,6% dos homens. A diferença também se intensificou - em 2020, a diferença entre os gêneros era de apenas 3 pontos percentuais, sendo agora de 4.
A FAO estima que, em 2030, aproximadamente 670 milhões passarão fome. Ainda que abaixo dos dados atuais, o número será equivalente a 8% da população global.

Abertas as inscrições para o curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas

Sindicato e Associações representativas orientam voto na AGO da Cabesp

Começa o processo eleitoral da FUNCEF 2026

Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores

Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento

Setor bancário fecha 8,9 mil postos em 2025 e contraria trajetória positiva do mercado de trabalho

Santander confirma pagamento da PLR em 27 de fevereiro após ofício do movimento sindical

Itaú confirma pagamento da segunda parcela da PLR em 27 de fevereiro

Santander lucra R$ 15,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias