
A campanha “A Meta em Seu Benefício”, realizada pela Fenae, Contraf-CUT e Anapar, foi fundamental para esclarecer aos participantes da Funcef o que é a meta atuarial, como ela impacta diretamente os benefícios e de que forma decisões equivocadas do passado geraram perdas bilionárias.
A discussão permanece atual. A meta atuarial é revisada anualmente, e esse momento está chegando novamente na Funcef. A análise precisa ser técnica, considerando o cenário econômico e o perfil dos planos. Mas é preciso estar atento! A Caixa, como patrocinadora, sempre buscará reduzir seus compromissos. Por isso, acompanhar o processo, compreender os impactos e se mobilizar é essencial para proteger seus benefícios, atuais ou futuros.
O histórico mostra a importância dessa vigilância. A proposta de redução das contribuições extraordinárias resultou em perdas para os participantes, que seriam amenizadas com medidas como a responsabilização da Caixa pelo contencioso, a ampliação do prazo e o ajuste adequado da meta atuarial.
O balanço da campanha mostra que é preciso continuar debatendo assuntos relacionados aos planos administrados pela Fundação para evitar que decisões patrocinadas pela Caixa causem perdas aos participantes, tais como a alteração da meta de 2017, a mudança no estatuto, iniciada em 2018 e concluída em 2021, e a implantação da CGPAR 25 no REG/Replan Não Saldado, em 2021. Há muito a ser feito sobre a Fundação e pela preservação e ampliação de direitos.
O desafio agora é assegurar o ajuste adequado da meta, cobrar o pagamento integral do contencioso, avançar na incorporação do REB e retomar o Estatuto negociado em 2007, hoje desfigurado.
O conhecimento é a principal ferramenta de defesa dos participantes. A Fenae, a Contraf-CUT e a Anapar, junto aos Sindicatos, reafirmam o compromisso em continuar esse debate, que não se encerra. Apenas se renova.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias