Com o título "Bancários da Caixa denunciam cobrança de metas inatingíveis, assédio moral e afrouxamento de normas de proteção à covid", o Blog do Servidor , do Correio Braziliense, noticiou a precarização das condições de trabalho no banco público, com cobranças de metas incompatíveis com o contexto da pandemia da covid-19, casos de assédio moral, afrouxamento de normas de proteção à saúde dos trabalhadores e pressão para o retorno presencial, apesar do recrudescimento dos casos de contaminação pelo coronavírus em diferentes locais do país.
Esses problemas foram debatidos, na noite de terça-feira (23), no Seminário “Defesa da Caixa, do Brasil e da Vida”, que contou com a participação de dirigentes sindicais Caixa de todo o país, dentre eles representantes do Sindicato e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
“Não fosse o empenho dos empregados da Caixa Econômica para o pagamento do auxílio emergencial e de outros tantos benefícios sociais, 120 milhões de brasileiros não teriam conseguido sobreviver nesta crise econômica sem precedentes”, ressaltou Sérgio Takemoto, presidente da Fenae, em declaração ao blog.
No último dia 10, lembra o Blog do Servidor, a Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), representando o Sindicato, participaram de uma primeira audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar de perseguições a empregados registradas ao longo da reestruturação imposta pelo banco.
O MPT deu um prazo de 30 dias para que o banco apresente todas as informações solicitadas. A partir daí, o Ministério Público do Trabalho definirá os próximos desdobramentos.
“As metas continuam desumanas, além do forte assédio aos trabalhadores”, reforçou a coordenadora da CEE, Fabiana Uehara Proscholdt.
“É inacreditável que em um momento em que os empregados estão sendo exemplo de dedicação, a direção da Caixa imponha metas inatingíveis. A meta do banco deveria ser preservar a vida dos bancários e da população”, acrescentou o presidente da Fenae.
Empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
Conferência Livre de Mulheres da FETEC-CUT/SP vai debater ‘’Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão’’. Veja como se inscrever!
Caixa: empregados do estado de SP elegem delegados e definem propostas para o 40º Conecef
Funcef: tem dúvidas sobre a meta atuarial e seus impactos nos planos da Funcef?
Sindifisco propõe mudanças no projeto de isenção de IR para quem ganha menos
Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se
Prorrogação confirmada! Ainda dá tempo de se inscrever no 2º Festival Nacional de Música Autoral da Contraf-CUT
Movimento sindical dá boas-vindas a formandas de curso ligado ao projeto Mais mulheres na TI
Funcionários do BB rejeitam proposta que aumenta contribuição à Cassi e impacta orçamento das famílias
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias