Em reunião realizada na sexta-feira, dia 4 de dezembro, entre a Comissão de Organização dos Empregados do Mercantil do Brasil (COE) BMB, sindicatos e federações e a direção do Mercantil do Brasil os representantes dos trabalhadores cobraram um posicionamento do banco sobre as recentes demissões de trabalhadores durante a pandemia. Reivindicaram também esclarecimentos sobre denúncias de assédio moral praticado contra os funcionários e exigiram providências em relação à pressão por metas abusivas para venda casada de produtos.
O Mercantil afirmou que não haverá mais demissões e nem extinção de postos de trabalho durante o processo de transformação de agências em PA’s, e que, se houver eventuais desligamentos, esses serão pontuais e relacionados à substituição de funcionários. Quanto ao assédio moral, o banco afirmou que a gestora da área comercial foi avisada sobre a necessidade de realinhamento de seu comportamento e que a empresa repudia qualquer caso nesse sentido.
Em relação à cobrança de metas e pressão por venda casadas de produtos, o banco disse que firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao MPT e Procon de Belo Horizonte, após denúncias de seus próprios clientes insatisfeitos.
No dia 10 de dezembro, será realizado o Dia Nacional de Lutas contra as demissões, o assédio moral, as longas filas e contra as metas abusivas praticadas pelo banco. Sindicatos de todo o país estarão mobilizados nas agências e nas outras unidades de trabalho, além das redes sociais, exigindo o fim das demissões e mais respeito aos clientes e funcionários.
Para Marco Aurélio Alves, coordenador nacional da COE do Mercantil do Brasil, o anúncio do banco em relação ao fim das demissões no processo de reestruturação, não ameniza o sofrimento dos milhares de trabalhadores, pais e mães de família que foram demitidos. “A luta dos sindicatos e da sociedade brasileira é pela manutenção dos empregos, renda e pela dignidade dos trabalhadores”, afirmou.
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região lança nova Campanha de Sindicalização com prêmios imperdíveis!
ATENÇÃO: Atividade sobre certificações bancárias foi adiada
Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias