
O movimento sindical bancário deu um passo histórico na última sexta-feira (26), com a realização do 1º Seminário Nacional da Pessoa com Deficiência do Ramo Financeiro, no Café dos Bancários, em São Paulo. O evento reuniu dirigentes sindicais, parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil para debater saúde, esporte, representatividade, educação inclusiva, direitos e enfrentamento à desinformação sobre as pessoas com deficiência.
A atividade ocorreu na semana do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A data, instituída oficialmente em 2005 durante o primeiro governo Lula, reforça a mobilização permanente por inclusão, respeito e participação social plena.
A mesa de abertura, conduzida por Elaine Cutis Gonçalves, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, contou com a presença de Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT; Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo; Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais da CUT Nacional; Ivone Silva, vice-presidenta da CUT-SP; e Maria Cleide Queiróz, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e representante da Contraf-CUT na eleição do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade), realizada no início de junho.
Os dirigentes ressaltaram que a realização do seminário é resultado da mobilização de coletivos e entidades sindicais que, ao longo dos anos, têm trabalhado para garantir igualdade de oportunidades e eliminar barreiras no mundo do trabalho.
Juvandia Moreira destacou que o seminário é importante para atualizar as demandas da categoria e na busca de novos direitos: "Temos um conjunto de reivindicações que ainda não foram alcançadas. Já temos muitas conquistas, por termos essa organização, mas ainda precisamos atualizar nossa pauta e fazer negociações que tragam inclusão, que possibilitem ascensão profissional dos trabalhadores com deficiência e que melhorem o ambiente de trabalho."
"Precisamos, cada vez mais, trazer para a realidade do mundo do trabalho e das lutas coletivas que temos muita diversidade na classe trabalhadora. Temos necessidades diferenciadas, estamos estudando muito a questão das neurodivergências e tudo isso precisa estar na organização do Sindicato", afirmou Neiva Ribeiro durante a abertura do seminário.
Saúde, Esporte e Representatividade
A segunda mesa tratou de temas fundamentais para a inclusão social e laboral das pessoas com deficiência. Isaías Dias, diretor da Afubesp, integrante do Coletivo PCD e representante no Conade, falou sobre a importância da representatividade em espaços de decisão, destacando que a participação ativa das pessoas com deficiência garante avanços concretos em políticas públicas e no combate à discriminação.
Sandra Ramalhoso (PSOL) trouxe uma reflexão sobre a saúde da mulher com deficiência, apontando os desafios adicionais que enfrentam no acesso ao sistema de saúde e às políticas públicas.
José Roberto Santana, diretor do SEEB-SP e membro do Coletivo PCD, destacou o papel do esporte como ferramenta de inclusão e fortalecimento da autoestima.
Encerrando a mesa, Zé Carlos fez um relato e demonstração sobre o ju-jitsu adaptado, ressaltando como o esporte também pode ser um instrumento de superação.
Educação, Direitos e Combate à Desinformação
O último painel trouxe discussões sobre terminologia, inclusão educacional e combate a fake news. Lulinha apresentou a importância do uso adequado da terminologia e do letramento sobre deficiência, como forma de combater preconceitos enraizados na linguagem cotidiana.
Carlos Maciel abordou os desafios e avanços da educação inclusiva, reforçando que o acesso universal à educação é um direito fundamental.
Larissa Argenta expôs questões específicas sobre os direitos das pessoas autistas, com foco na necessidade de ampliar políticas de inclusão no trabalho e na sociedade.
Encerrando a mesa, Ergon Cugler destacou o papel nocivo da desinformação e das fake news sobre as pessoas autistas, defendendo campanhas de conscientização e acesso à informação qualificada.
Arthur Ataíde, vice-presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil), trouxe o combate à segregação escolar e a urgência de combate aos mecanismos de promoção de pânico moral da extrema direita em relação à deficiência. Articulou também sobre a forma violenta como o ato médico busca a institucionalização terapêutica do sujeito autista em cada aspecto de suas vidas.
Após as falas, a plenária participou de um debate aberto, que reuniu perguntas, relatos pessoais e propostas de ação sindical e política.
Atividade cultural
Nas considerações finais, a organização ressaltou que o seminário se consolidou como um marco no processo de valorização e inclusão das pessoas com deficiência no ramo financeiro. “A realização deste seminário é uma conquista coletiva. Estamos construindo um espaço de escuta, aprendizado e ação concreta para fortalecer a luta das pessoas com deficiência no setor financeiro. Inclusão não é caridade, é um direito, e o movimento sindical tem o compromisso de ser protagonista nesse processo”, afirmou a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis.
Encerrando o dia, a programação cultural contou com o show “Sons da Democracia”, da Banda X, formada por integrantes com deficiência, que emocionou o público presente.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias