As demissões do Santander mesmo em um período de crise como o da pandemia de Covid-19 são pauta não só no Brasil. Na última sexta-feira (6), o site espanhol Diario6 publicou matéria em que explicita as estratégias perversas do banco com demissões em massa em todo o mundo com a justificativa de fazer “reestruturações”.
Com o título “Banco Santander: la perfecta máquina de ejecutar despidos”, algo como “Banco Santander: a máquina perfeita de executar demissões”, o artigo aborda que empregos também estão em jogo no Reino Unido, Portugal e Espanha, além do Brasil. Segue trecho traduzido abaixo:
“No entanto, a Europa não é o único território onde ocorrem demissões. No Brasil, filial que mais beneficia o Grupo Santander, nos momentos mais difíceis da pandemia no país, foi anunciada uma reestruturação que afetou 20% da força de trabalho, ou seja, 9.000 trabalhadores. O Santander desmentiu a notícia publicada pela Folha do São Paulo, segundo a Agência Reuters no dia 10 de junho. No entanto, a organização sindical UNI Global Union emitiu um comunicado 6 dias depois, confirmando as demissões.”
A matéria lembra também dos métodos desumanos, com o banco demitindo pessoas por telefone. Rita Berlofa, presidenta da UNI, fala sobre as demissões. “A posição do Santander no Brasil é inaceitável. Num momento em que nos deparamos com uma gravíssima crise política, financeira e de saúde, em que os trabalhadores gostariam de se sentir protegidos, o que vemos é um descaso com os responsáveis pelos exorbitantes lucros e bônus estratosféricos dos executivos. As demissões afetam a sociedade como um todo e contribuem para o agravamento da crise. (…) Queremos mais diálogo social, respeito aos acordos, trabalhadores e sociedade brasileira”, diz.
> Clique aqui para ler a matéria na íntegra (em espanhol).
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região lança nova Campanha de Sindicalização com prêmios imperdíveis!
ATENÇÃO: Atividade sobre certificações bancárias foi adiada
Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias