
Duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira (25) mostram que para os brasileiros a inflação não vai dar trégua e que a vida financeira piorou.
Segundo o Instituto FSB em parceria com o Banco BTG Pactual, 63% dos entrevistados avaliam como “ruim” ou “muito ruim” a economia brasileira atualmente, enquanto 34% avaliam que a situação estará “um pouco pior” ou “muito pior”, nos últimos três meses.
A mesma pesquisa, realizada de 24 a 26 de junho, mostra que subiu de 63% para 65% a percepção da população de que a inflação deve aumentar muito ou aumentar no mesmo período.
Leia a íntegra da pesquisa FSB aqui
Já a pesquisa do PoderData, realizada de 17 a 19 de julho diz, segundo os pesquisados, que suas finanças pessoais hoje em comparação a 6 meses antes, piorou. Para 41% a vida financeira piorou, 32% que se manteve igual e apenas 20% dizem que a vida melhorou, Outros 7% não sabem ou preferem não responder.
Na pesquisa anterior, há oito meses, em novembro de 2021, a vida tinha piorado para 51% dos brasileiros e 7% diziam que havia melhorado.
A pesquisa mostra ainda que há forte relação entre a avaliação que os eleitores têm do governo e a sua percepção sobre a vida financeira. Hoje, 41% dos que aprovam a gestão de Jair Bolsonaro relatam melhora nas próprias condições econômicas. Entre os que reprovam a administração federal, esse número cai para 5%.
Os analistas da pesquisa PoderData ressaltam que ela capta um período em que os eleitores vinham recebendo os pagamentos do Auxílio Brasil, programa social instituído pelo governo para substituir o Bolsa Família, mais associado aos governos petistas que antecederam Bolsonaro.
Leia a íntegra da pesquisa do PoderData aqui
Metodologia FSB
A pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre os dias 24 e 26 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Metodologia PoderData
Os dados foram coletados de 17 a 19 de julho de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07122/2022.

Abertas as inscrições para o curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas

Sindicato e Associações representativas orientam voto na AGO da Cabesp

Começa o processo eleitoral da FUNCEF 2026

Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores

Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento

Setor bancário fecha 8,9 mil postos em 2025 e contraria trajetória positiva do mercado de trabalho

Santander confirma pagamento da PLR em 27 de fevereiro após ofício do movimento sindical

Itaú confirma pagamento da segunda parcela da PLR em 27 de fevereiro

Santander lucra R$ 15,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias