
Sem nenhuma negociação com o movimento sindical, o Santander informou a rede, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h a partir de 18 de julho. Os representantes dos funcionários procuraram o banco para questionar a nova medida e está prevista uma reunião na próxima semana.
Há anos, o Santander vem alterando o horário de atendimento, em clara tentativa de burlar a jornada de trabalho dos bancários. Foi o único banco que manteve o atendimento preferencial das 9h às 10h para o grupo de risco da Covid-19 e, ainda, tentou abrir as agências aos sábados em outros momentos.
O Santander alega que já vem automatizando parte das funções, e que, com a ampliação do horário, pretende oferecer um atendimento melhor aos clientes.
“Só ampliar o horário de atendimento não garante atendimento melhor, haja vista que o banco vem mantendo as demissões e aumentando as metas, resultando em sobrecarga de trabalho e adoecimentos. Mas, ao invés de contratar mais bancários para diminuir o volume de trabalho, o banco obriga os poucos gerentes a estenderem o horário de atendimento”, afirmou Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE/Santander).
O Sindicato dos Bancários de Araraquara quer ouvir os gerentes e entender os impactos desta decisão, para que o movimento sindical possa tomar outras providências e encaminhamentos.
Procure o Sindicato e seu representante sindical, e converse sobre sua rotina e suas funções.
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