O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região convida todos os bancários e financiários sindicalizados para exibição da peça de teatro “A comédia do trabalho”. A apresentação será no dia 29 de novembro, na sede do Sindicato – localizada à Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 –, a partir das 18h30.
A comédia pertence ao conjunto de peças da Cia do Latão para estudo e pesquisa da realidade brasileira no início dos anos 2000, e aborda os temas do mundo do trabalho, da crise financeira e dos rumos da classe trabalhadora, naquele momento, mas ainda muito atuais. Para esta ocasião, a peça da Cia do Latão foi adaptada pelo grupo Seu Edgar Teatro & Cia.
A atividade contará, ainda, com uma roda de conversa com dirigentes de entidades sindicais parceiras do Seeb Araraquara.
“Esta peça é mais uma oportunidade de os trabalhadores e da população de forma geral conhecerem no palco o modelo do capitalismo e suas práticas financeiras, com uma adaptação do tema para o atual contexto brasileiro. É um convite à importantes reflexões através da comicidade da narrativa e de boas risadas”, ressalta a secretária de Imprensa, Comunicação e Cultura do Sindicato, Rosângela Lorenzetti.
Sinopse
No auge do capitalismo financeiro, o banqueiro Leonid depende de ajuda governamental para vender seu banco a um investidor estrangeiro. Enquanto isso, seu irmão gêmeo, Creonid, sofre de uma psicose paranoica: um misto de culpa pela miséria dos pobres e o medo de que os oprimidos se revoltem contra ele e o seu negócio.
Núlio, um entre dezenas de demitidos do banco, tenta suicidar-se no alto da empresa em que trabalhou. Enquanto isso, uma representante da Missão Filantrópica Internacional viaja ao trópico para fornecer soluções baseadas em auto-ajuda enquanto a tentativa de suicídio é transformada em um grande show midiático assistido pela massa de desempregados da grande cidade que se move caoticamente entre a insatisfação, o desespero e a rebeldia.
O elenco da adaptação de “A comédia do trabalho” é composto por Agatha Craesmeyer, Pedro Araújo e Samira Fernandes, com direção de Gabriella Rodrigues. A apresentação é parte do resultado de dois semestres de oficina sobre teatralidades épicas e teatro político. Essa atividade foi concebida pelo grupo teatral Seu Edgar Teatro & Cia e realizada com apoio do Sindicato dos Bancários de Araraquara.
Seu Edgar Teatro & Cia foi formado em 2020, a partir do Núcleo de Poéticas Políticas da Escola Livre de Teatro de Santo André e é composto por Gabriella Rodrigues, João Raphael Reis, Lucas Minari e Mariana Sapienza. O grupo pesquisa de maneira prática e teórica poéticas teatrais críticas como, por exemplo, as experiências de teatro épico alemão e brasileiro. Entre 2022 e 2024, o Seu Edgar realizou atividades no Brasil (Araraquara e São Paulo), Colômbia, Equador e Canadá.
Desemprego recua para 6,2% no trimestre e atinge a menor taxa da série histórica
Sindicatos da FETEC-CUT/SP aprovam propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
Conselho de Usuários reforça mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa
Plebiscito Popular 2025 mobiliza bancários de Araraquara pelo fim da escala 6x1, isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos
Congresso derruba reajuste de IOF para obrigar governo a cortar recursos de saúde e educação
Atualização da NR-1 reacende debate sobre saúde mental e gestão abusiva nos bancos
Boato de reestruturação segue preocupando empregados da Caixa
Sindicato participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Araraquara e reafirma compromisso com o SUS e a cidadania
Sindicato alerta para tentativa de golpe em nome do jurídico da entidade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias