
Após 11 anos, a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora volta a acontecer e o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região participa, representado pela diretora Rosângela Lorenzetti – que também exerce a função de secretária de Saúde da Fetec-CUT/SP. O evento teve início nesta segunda-feira (18) e se estende até o dia 21 de agosto, em Brasília.
A programação contempla mesas de debate sobre as transformações nas relações de trabalho, a importância da participação popular para o fortalecimento do Controle Social em saúde, além de atividades autogestionadas e apresentações culturais.
Rosângela enfatiza que a Conferência tem como propósito central enfrentar e reduzir os altos índices de adoecimento relacionados ao trabalho, por meio da construção de propostas conjuntas entre trabalhadores, empregadores e governo.
"Esse debate ganha ainda mais relevância diante da atualização da NR-1, aprovada pelo governo, que estabelece novas regras de prevenção e gestão de riscos ocupacionais. No caso da categoria bancária, uma das mais atingidas por transtornos mentais e doenças psicossomáticas, o tema se torna urgente, visto o aumento constante dos casos de adoecimento mental provocado por pressão excessiva, metas abusivas e falta de condições adequadas nos locais de trabalho", destaca a dirigente.
Ao participar da Conferência, o Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa da saúde e da dignidade da classe trabalhadora, reconhecendo a saúde pública como uma conquista coletiva, que precisa ser valorizada, protegida e permanentemente fortalecida.

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa

COE do Santander cobra mais transparência em mesa sobre diversidade e segurança bancária

BB anuncia mais de 1.100 novas funções comissionadas e mudanças no atendimento especializado
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias