Diretores do Sindicato dos Bancários de Araraquara estiveram na manhã desta quarta-feira (13), percorrendo as agências do Mercantil do Brasil no município para denunciar a falta de compromisso e a irresponsabilidade do banco, que anunciou no último dia 20 de junho o encerramento das atividades no Rio de Janeiro, depois de mais de 50 anos de atuação no estado.
Em passagem pelas agências, os dirigentes distribuíram uma carta aberta à população, que explica como a política de reestruturação do banco impactará de forma negativa na vida de todos.
Esta não é a primeira vez que o Mercantil coloca em primeiro lugar sua ganância pelo lucro, sem se importar em deixar milhares de clientes frustrados e sem atendimento bancário, além de demitir dezenas de funcionários, muitos deles com problemas de saúde e estabilidade provisória de emprego, contrariando diversos direitos trabalhistas.
Nas unidades do estado de São Paulo, onde o banco também atua, as filas e o longo tempo de espera por atendimento são situações recorrentes.
“Os bancários do Mercantil estão sobrecarregados de trabalho e convivem diariamente com a falta de segurança, pressão e assédio moral. O banco promoveu demissões nacionalmente no ano passado, e a situação, que já era ruim, ficou ainda pior, penalizando os funcionários e também os clientes, que em sua maior parte são idosos que merecem respeito e um atendimento de qualidade”, apontou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
“O banco garantiu ao movimento sindical que cessaria com as demissões, mas na prática, tem eliminado postos de trabalho. As longas filas e o interminável tempo de espera alertam para a necessidade do aumento do quadro de funcionários nas agências. A defesa do emprego é uma de nossas principais bandeiras e vamos seguir protestando até que o banco cumpra com sua palavra”, concluiu Paulinho.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias