
Diretores do Sindicato dos Bancários de Araraquara estiveram na manhã desta quarta-feira (13), percorrendo as agências do Mercantil do Brasil no município para denunciar a falta de compromisso e a irresponsabilidade do banco, que anunciou no último dia 20 de junho o encerramento das atividades no Rio de Janeiro, depois de mais de 50 anos de atuação no estado.
Em passagem pelas agências, os dirigentes distribuíram uma carta aberta à população, que explica como a política de reestruturação do banco impactará de forma negativa na vida de todos.
Esta não é a primeira vez que o Mercantil coloca em primeiro lugar sua ganância pelo lucro, sem se importar em deixar milhares de clientes frustrados e sem atendimento bancário, além de demitir dezenas de funcionários, muitos deles com problemas de saúde e estabilidade provisória de emprego, contrariando diversos direitos trabalhistas.
Nas unidades do estado de São Paulo, onde o banco também atua, as filas e o longo tempo de espera por atendimento são situações recorrentes.
“Os bancários do Mercantil estão sobrecarregados de trabalho e convivem diariamente com a falta de segurança, pressão e assédio moral. O banco promoveu demissões nacionalmente no ano passado, e a situação, que já era ruim, ficou ainda pior, penalizando os funcionários e também os clientes, que em sua maior parte são idosos que merecem respeito e um atendimento de qualidade”, apontou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
“O banco garantiu ao movimento sindical que cessaria com as demissões, mas na prática, tem eliminado postos de trabalho. As longas filas e o interminável tempo de espera alertam para a necessidade do aumento do quadro de funcionários nas agências. A defesa do emprego é uma de nossas principais bandeiras e vamos seguir protestando até que o banco cumpra com sua palavra”, concluiu Paulinho.

Abertas as inscrições para o curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas

Sindicato e Associações representativas orientam voto na AGO da Cabesp

Começa o processo eleitoral da FUNCEF 2026

Reforma do Imposto de Renda amplia isenção e avança na justiça tributária para trabalhadores

Bradesco lucra R$ 24,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 2 mil postos e reduz rede de atendimento

Setor bancário fecha 8,9 mil postos em 2025 e contraria trajetória positiva do mercado de trabalho

Santander confirma pagamento da PLR em 27 de fevereiro após ofício do movimento sindical

Itaú confirma pagamento da segunda parcela da PLR em 27 de fevereiro

Santander lucra R$ 15,6 bilhões em 2025, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias