No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa Banesprev e Cabesp) lançou uma contundente campanha de denúncia contra o banco Santander, que tem promovido nos últimos anos ataques sistemáticos aos direitos de milhares de aposentados e aposentadas, ex-funcionários do Banespa.
A entidade, que completa 42 anos de existência em 21 de junho, classifica como violência patrimonial, institucional e psicológica a postura do banco espanhol, que tenta encerrar o patrocínio ao Banesprev (plano de previdência complementar dos banespianos) e fragilizar a continuidade da Cabesp (plano de saúde dos banespianos), colocando em risco a renda e o atendimento médico de pessoas idosas que dedicaram décadas de trabalho ao banco.
“É revoltante ver o Santander, que hoje colhe lucros bilionários graças ao trabalho de gerações de banespianos virar as costas para quem construiu essa história. Os aposentados estão sendo constrangidos, ameaçados e emocionalmente abalados por essas decisões unilaterais e sorrateiras”, afirma a presidenta da Afubesp, Maria Rosani.
A crítica se acentua pelo fato de o Santander, segundo a Afubesp, realizar grande parte dessas movimentações nocivas em momentos de menor atenção pública — como no final do ano, entre o Natal e o Ano Novo —, gerando ainda mais angústia nas famílias envolvidas.
“Tanto a complementação da previdência como o direito ao plano de saúde são direitos adquiridos, não favores. E isso precisa ser de conhecimento público. O que o Santander faz é sim uma forma de violência contra a pessoa idosa”, reforça Rosani, que ainda lançou um vídeo destacando tais ataques.
A campanha da Afubesp alerta para as múltiplas faces da violência contra os idosos, que pode vir na forma de golpes, abandono, cobranças abusivas, silêncios que ferem e, neste caso, ações corporativas que desestabilizam a segurança de quem trabalhou a vida inteira.
Com o lema "Santander, respeite quem construiu sua história", a campanha incentiva a denúncia, a mobilização e a defesa dos direitos dos aposentados. A entidade ainda cobra providências de autoridades públicas, órgãos reguladores e da sociedade civil para impedir mais retrocessos e garantir justiça aos banespianos.
Chega de ataques! Violência contra idosos também é crime. Denuncie e exija respeito!
Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram na pauta
Coletivos estaduais de bancos públicos e privados se reúnem nos dias 7 e 8 de agosto
Audiência pública na Alesp discute epidemia de adoecimento mental entre bancários
Trabalhadores debatem futuro da Caixa
Bradesco lucra R$ 11,9 bilhões no 1º semestre de 2025 e segue fechando agências e postos de trabalho
Negociações avançam e Mercantil reduz meta da PLR 2025 em resposta à COE
Lucro do Santander cresce às custas dos trabalhadores e do fechamento de agências
Reivindicação histórica: trabalhadores de bancos incorporados poderão migrar para a Cassi e Previ
Decisão do BC em manter juros em 15% expõe brasileiros a endividamentos e não combate inflação
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias