
O Sindicato dos Bancários de Araraquara participou no dia 1º de agosto, representado pelo presidente da entidade Paulo Roberto Redondo e pela diretora Andreia Cristina de Campos, do encontro entre representantes do Banco Itaú e a direção da FETEC-CUT/SP com os sindicatos de sua base, dentro do projeto "Agenda Ativa", que tem como propósito a escuta e resolução de problemas específicos de cada sindicato em sua respectiva região, no intuito de fortalecer a aproximação entre as entidades e o banco.
Os sindicatos abordaram questões que impactam todos os trabalhadores e trabalhadoras do Itaú, abrangendo desde condições de trabalho, como rotatividade, transferências, funções em extinção, metas abusivas e adoecimento, até gestão de recursos humanos, demissões e fechamento de agências.
Com relação às condições de trabalho, como eliminação de funções e transferências, o banco alega estarem relacionadas à reestruturação e comprometeu-se a intensificar a supervisão, atendendo às demandas de forma ágil.
Sobre a gestão interna das agências, os representantes do Itaú informam que o GA é responsável por definir a abordagem de trabalho mais adequada, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo banco.
Os líderes sindicais trouxeram à tona questões espinhosas para os trabalhadores, como as metas excessivas, a segurança bancária, espaços Itaú e as demissões por ‘justa causa’ por falta da certificação 'Ambima'. O banco, por sua vez, assumiu o compromisso de realizar uma análise minuciosa de cada tema apontado e fornecer um feedback aos sindicatos.
Realidades locais
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, ressalta que a iniciativa do Itaú é de total relevância para o movimento sindical.
"Temas gerais da categoria são negociadas pelo Comando Nacional e pelas COEs, que nos representam na mesa de negociação. No entanto, essa aproximação do banco com os dirigentes, que vivenciam de perto as realidades locais de suas bases, também é de suma importância".

Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI

Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa

Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)

Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada

Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta

Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias