O Sindicato dos Bancários de Araraquara participou no dia 1º de agosto, representado pelo presidente da entidade Paulo Roberto Redondo e pela diretora Andreia Cristina de Campos, do encontro entre representantes do Banco Itaú e a direção da FETEC-CUT/SP com os sindicatos de sua base, dentro do projeto "Agenda Ativa", que tem como propósito a escuta e resolução de problemas específicos de cada sindicato em sua respectiva região, no intuito de fortalecer a aproximação entre as entidades e o banco.
Os sindicatos abordaram questões que impactam todos os trabalhadores e trabalhadoras do Itaú, abrangendo desde condições de trabalho, como rotatividade, transferências, funções em extinção, metas abusivas e adoecimento, até gestão de recursos humanos, demissões e fechamento de agências.
Com relação às condições de trabalho, como eliminação de funções e transferências, o banco alega estarem relacionadas à reestruturação e comprometeu-se a intensificar a supervisão, atendendo às demandas de forma ágil.
Sobre a gestão interna das agências, os representantes do Itaú informam que o GA é responsável por definir a abordagem de trabalho mais adequada, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo banco.
Os líderes sindicais trouxeram à tona questões espinhosas para os trabalhadores, como as metas excessivas, a segurança bancária, espaços Itaú e as demissões por ‘justa causa’ por falta da certificação 'Ambima'. O banco, por sua vez, assumiu o compromisso de realizar uma análise minuciosa de cada tema apontado e fornecer um feedback aos sindicatos.
Realidades locais
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, ressalta que a iniciativa do Itaú é de total relevância para o movimento sindical.
"Temas gerais da categoria são negociadas pelo Comando Nacional e pelas COEs, que nos representam na mesa de negociação. No entanto, essa aproximação do banco com os dirigentes, que vivenciam de perto as realidades locais de suas bases, também é de suma importância".
Fundação Sudameris: mais uma vez Santander ataca aposentados
PLR: Mercantil pagará primeira parcela no dia 25 de setembro
Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero
Reajuste Zero: personalize sua foto nas redes sociais e participe da campanha
Pirâmide social do SuperCaixa: resultados de agosto da Vivar deixariam base de fora, mas garantiriam bônus ao topo
PLR é fruto de negociação coletiva
Artigo: Estabilidade democrática é condição para o trabalho, a economia e o futuro do país
Movimento sindical envia ofício às financeiras pedindo que adiantem a PLR dos financiários
Bancários e bancárias de Araraquara participarão dos atos em defesa da soberania no 7 de setembro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias