
No último dia 11 de julho, em reunião extraordinária, a diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou o fim da limitação no número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
A decisão vale para usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição de saúde reconhecida na Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS (Organização Mundial de Saúde), que a partir de agosto passam a ter direito a consultas ilimitadas. Será considerada apenas a prescrição do médico assistente do paciente, não sendo mais necessário que a doença esteja enquadrada em uma lista restrita de diagnósticos.
Antes da mudança, o número de consultas cobertas obrigatoriamente por planos de saúde variava de acordo com cada doença. Com a decisão da ANS, o uso torna-se ilimitado e para se consultar com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas basta que as sessões sejam prescritas pelo médico assistente do paciente.
O paciente que ultrapassou o limite de sessões cobertas pelo plano de saúde antes da mudança entrar em vigor, o que se dará em 1º de agosto, não terá direito a reembolso.
Para o movimento sindical, a decisão é extremamente benéfica para os usuários de planos de saúde, especialmente bancários e bancárias, categoria na qual 68% dos afastamentos por saúde são decorrentes de enfermidades psíquicas.
A restrição ao número de sessões cobertas pelos planos de saúde prejudica o tratamento do trabalhador. O Itaú, por exemplo, libera hoje 24 sessões de terapia por ano. Ou seja, duas por mês, quando geralmente é necessário um número de sessões muito maior. Agora, a partir de agosto, o número de sessões passa a ser ilimitado, desde que prescrito pelo médico assistente.
É importante que o trabalhador bancário esteja informado sobre esta mudança para cobrar a devida cobertura por parte do plano de saúde. No caso de desrespeito quanto a determinação da ANS, deve entrar em contato com o Sindicato pelos telefones (16) 3336-6700 / ( 16) 98125-2263 ou pelo WhatsApp (16) 98115-6150.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias