Após depreciar a atividade sindical, Mercantil se retrata em comunicado interno
Banco havia se referido ao trabalho de dirigentes sindicais como “movimentação estranha". Papel dos Sindicatos é justamente o de estar presente nos locais de trabalho, dialogando com a categoria e zelando pelo cumprimento dos direitos trabalhistas
Data: 11/03/2024 às 08:28
Fonte: Seeb/BH, com edição de Seeb Araraquara

Após qualificar diretores dos sindicatos como uma “movimentação estranha” em suas dependências, o Banco Mercantil se retratou na última quarta-feira, 6 de março.

Em comunicado interno de 12 de janeiro, a instituição havia adotado postura antissindical ao cobrar de funcionários que reportassem a presença de dirigentes sindicais a superiores. Ao saber do fato, o movimento sindical bancário, representado pelo Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região, requereu intermediação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, com a pressão, o Banco Mercantil acatou a necessidade de retratação.

"A retratação do Banco Mercantil é mais uma conquista das bancárias e dos bancários e também de todos os sindicatos. Não somos uma ‘movimentação estranha’ dentro das unidades, como o comunicado tentou nos depreciar, mas sim a representação legítima dos trabalhadores, zelando pelo cumprimento dos direitos trabalhistas previstos na legislação e na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)", afirmou Marco Aurélio Alves, funcionário do Mercantil e Coordenador Nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE/BMB).

"A sindicalização é um direito do trabalhador e um verdadeiro exercício de cidadania. Os sindicatos são os representantes dos funcionários junto ao Banco Mercantil e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada funcionária e funcionário dentro e fora da empresa", destacou Vanderci Antônio da Silva, funcionário do Banco e diretor do Seeb/BH.

Veja aqui a íntegra da retratação do Mercantil

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core