
Bancárias e bancários devem ficar atentos se ainda não tiverem usufruído da folga assiduidade a que têm direito garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O prazo para que a folga seja utilizada termina em 31 de agosto de 2025 e a data deve ser definida pelo funcionário em conjunto com o gestor.
A folga assiduidade foi conquistada pela categoria bancária em 2013 e, conforme o texto da cláusula 24 da CCT 2024/2026, é devida a todos os bancários com um ano de vínculo empregatício. Para ter direito agora, o bancário não pode ter falta injustificada registrada no período de 01/09/2023 a 31/08/2024.
A folga não pode ser convertida em pecúnia, não adquire caráter cumulativo e não poderá ser utilizada para compensar faltas ao serviço.
O banco que já concede folgas ao empregado, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade” ou “folga de aniversário”, fica desobrigado do cumprimento da cláusula, sempre observando a fruição dessa folga em dia útil.
Observação aos empregados da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
O Sindicato esclarece também que a CAIXA, atendendo reivindicação dos trabalhadores, instituiu o direito a cinco dias de APIP (Ausência Permitida para tratar de Interesse Particular). Sendo assim, fica desobrigada do cumprimento da cláusula relacionada à folga assiduidade.
O secretário de Assuntos Jurídicos e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região, André Luiz de Souza, orienta que o bancário que tiver dificuldade em marcar o abono assiduidade por intransigência do gestor, deve denunciar ao Sindicato pelo canal oficial de denúncias, pelo número (16) 3336-6700 ou via WhatsApp (16 98115-6150). A identidade será mantida em absoluto sigilo!
"Conforme consta na CCT, a data escolhida não pode ser imposta ao trabalhador. Ela deve ser um consenso entre o bancário e o gestor ao qual é subordinado. Não deixe de usufruir de mais essa conquista da mobilização e luta dos bancários organizados no Sindicato”, alerta o dirigente.
Fique atento!
Salve o número do Sindicato (16 98115-6150) nos seus contatos, mande um WhatsApp informando seu nome e o banco em que trabalha.
Acesse o site, siga o Seeb Araraquara e região no Facebook, Twitter e Instagram e fique por dentro de todos os seus direitos e assuntos de interesse da categoria.

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias