
A Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo, a Cabesp, plano de saúde dos trabalhadores do antigo Banespa, tem sido alvo de ataques do banco Santander, patrocinador dos planos.
A sede da entidade voltou a funcionar no prédio da Rua Boa Vista, que também abriga o Banesprev (Fundo Banespa de Previdência Complementar) segregando o espaço dos diretores eleitos ao dos diretores indicados, algo inédito até então.
Agora, o banco quer nomear pessoa não associada para integrar o corpo de suplentes do Conselho Fiscal desrespeitando o estatuto da entidade.
Em resposta, as associações Afubesp, Afabesp e Abesprev, juntamente com entidades sindicais, convocam todos os ex-banespianos associados e participantes para um ato de protesto no dia 25/9, às 9h, em frente à sede da Cabesp (Rua Boa Vista, nº 293, perto do metrô São Bento). No mesmo dia, ocorrerá uma reunião ordinária do Conselho Fiscal da Cabesp, que pode incluir a posse do suplente controverso.
A pessoa em questão não é associada à Cabesp, violando o estatuto da entidade. Isso gerou forte repúdio dos diretores eleitos. O voto de desempate foi dado pela presidente da Caixa, escolhida pelo patrocinador.
De acordo com o Artigo 54, o referido órgão é “composto por 05 (cinco) membros efetivos e 05 (cinco) suplentes, sendo que todos deverão ser associados no mínimo há dois anos”. Não foram sequer cogitados pela gestora outros nomes, mesmo sabendo que a Cabesp possui cerca de 18 mil pessoas em seu quadro, entre ativos e aposentados.
Entenda
Ao tomar conhecimento das intenções do banco espanhol, as associações e entidades sindicais rapidamente se mobilizaram. Enviaram uma correspondência à diretora-presidente, contestando a indicação e exigindo o cumprimento do estatuto.
Em seguida, as entidades emitiram uma nota extrajudicial ao coordenador do Conselho Fiscal, Claudanir Reggiani, manifestando-se contra a decisão da diretoria e solicitando, com urgência, a convocação de uma reunião extraordinária para analisar a indicação irregular.
Além de presidir a Cabesp, Maria Lúcia também é a presidente do Conselho Deliberativo do Banesprev. Seus atos recentes demonstram alinhamento com os interesses do Santander, prejudicando a governança e limitando a atuação dos diretores eleitos, afastando as entidades de seus participantes.
O ato do dia 25 é uma oportunidade para mostrar ao Santander e seus diretores indicados que a voz dos associados e participantes deve ser respeitada e ouvida.
AFUBESP – Associação dos Func. do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.
AFABESP -Associação dos Func. Aposent. do Banco do Estado de São Paulo.
ABESPREV – Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Banespianos.
SEEB/SP – Sindicato dos Bancários e Financiários de SP, Osasco e Região.
FETEC/SP – Federação dos Trabalhadores em Emp. de Crédito de S. Paulo.
FEEB/SP – Federação dos Empr. em Est. Bancários dos Est. de SP e MS
CONTRAF/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
SERVIÇO:
Ato em Defesa do Estatuto da Cabesp, com apoio das associações e sindicatos
Onde: Rua Boa Vista, nº 293, centro de São Paulo (próximo ao metrô São Bento)
Quando: 25 de setembro (quarta-feira), às 9h.

Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro

Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias