
Na quinta-feira (7), foi realizado na capital paulista o Encontro Estadual dos Bancários do Itaú. Durante todo o dia, foram debatidos os desafios enfrentados pelos trabalhadores do banco e definidas as propostas e debates que serão levados para o Encontro Nacional dos Bancários do Itaú, que será realizado em 22 de agosto.
O Encontro Nacional dos Bancários do Itaú ocorrerá na mesma data do primeiro dia da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que segue até o dia 24 de agosto. Anteriormente, no dia 16 de agosto, será realizada a 27ª Conferência Estadual dos Bancários.
"Mesmo sem estar em ano de negociação da CCT, seguimos firmes nas mesas permanentes, construindo propostas que serão levadas ao Encontro Nacional. Nosso compromisso é assegurar direitos, proteger empregos, cuidar da saúde da categoria e garantir condições de trabalho justas, sempre buscando avançar nas conquistas já alcançadas", destacou a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Andréia C. de Campos - que participou do evento.

"A participação no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú reforçou a importância de estarmos unidos e preparados para enfrentar questões urgentes, como o fechamento de agências, a terceirização, o uso crescente de tecnologia e inteligência artificial e o aumento do adoecimento. Esses desafios exigem articulação, firmeza e ação coletiva", completou a diretora Rosângela Lorezentti, que é também secretária de Saúde da Fetec-CUT/SP e participou de uma das mesas do Encontro.
O Encontro Estadual dos Bancários do Itaú teve início com falas de abertura de Aline Molina, presidenta da Fetec-CUT/SP; e Valeska Pincovai, uma das coordenadoras da COE Itaú.
Na sequência, foi realizada uma apresentação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), na qual foram apresentados dados sobre o fechamento de agências, realocação, tecnologia e inteligência artificial. A programação da manhã seguiu com uma análise de conjuntura, conduzida pelo cientista social e professor Moisés Marques.

A programação da parte da tarde foi iniciada com a Mesa de Debates e Elaboração de Propostas; seguida pela mesa de Saúde; e o encerramento do Encontro Estadual dos Bancários do Itaú.
Confira as propostas e debates aprovados no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú, que serão levados ao Encontro Nacional, no dia 22 de agosto:
- Emprego - Debater critérios usados para o fechamento de agências
- Realocação - Criação de uma Central de Realocação
- Programas próprios e GERA
- Impactos no emprego e as novas tecnologias
- Segurança Bancária
- Plano de saúde
- Saúde e Condições de Trabalho

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento

Santander promove reestruturação sem diálogo prévio e movimento sindical cobra reunião urgente

Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias