
Na quinta-feira (7), foi realizado na capital paulista o Encontro Estadual dos Bancários do Itaú. Durante todo o dia, foram debatidos os desafios enfrentados pelos trabalhadores do banco e definidas as propostas e debates que serão levados para o Encontro Nacional dos Bancários do Itaú, que será realizado em 22 de agosto.
O Encontro Nacional dos Bancários do Itaú ocorrerá na mesma data do primeiro dia da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que segue até o dia 24 de agosto. Anteriormente, no dia 16 de agosto, será realizada a 27ª Conferência Estadual dos Bancários.
"Mesmo sem estar em ano de negociação da CCT, seguimos firmes nas mesas permanentes, construindo propostas que serão levadas ao Encontro Nacional. Nosso compromisso é assegurar direitos, proteger empregos, cuidar da saúde da categoria e garantir condições de trabalho justas, sempre buscando avançar nas conquistas já alcançadas", destacou a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Andréia C. de Campos - que participou do evento.

"A participação no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú reforçou a importância de estarmos unidos e preparados para enfrentar questões urgentes, como o fechamento de agências, a terceirização, o uso crescente de tecnologia e inteligência artificial e o aumento do adoecimento. Esses desafios exigem articulação, firmeza e ação coletiva", completou a diretora Rosângela Lorezentti, que é também secretária de Saúde da Fetec-CUT/SP e participou de uma das mesas do Encontro.
O Encontro Estadual dos Bancários do Itaú teve início com falas de abertura de Aline Molina, presidenta da Fetec-CUT/SP; e Valeska Pincovai, uma das coordenadoras da COE Itaú.
Na sequência, foi realizada uma apresentação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), na qual foram apresentados dados sobre o fechamento de agências, realocação, tecnologia e inteligência artificial. A programação da manhã seguiu com uma análise de conjuntura, conduzida pelo cientista social e professor Moisés Marques.

A programação da parte da tarde foi iniciada com a Mesa de Debates e Elaboração de Propostas; seguida pela mesa de Saúde; e o encerramento do Encontro Estadual dos Bancários do Itaú.
Confira as propostas e debates aprovados no Encontro Estadual dos Bancários do Itaú, que serão levados ao Encontro Nacional, no dia 22 de agosto:
- Emprego - Debater critérios usados para o fechamento de agências
- Realocação - Criação de uma Central de Realocação
- Programas próprios e GERA
- Impactos no emprego e as novas tecnologias
- Segurança Bancária
- Plano de saúde
- Saúde e Condições de Trabalho

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias