
A mais recente ação judicial, que busca barrar a retirada de patrocínio (especificamente para os planos I e II do Banesprev), foi ajuizada em meados de abril com pedido de liminar para suspender ambos os processos administrativos. A apreciação do pedido só veio esta semana. Em seu despacho, a juíza federal Edna Márcia Silva Medeiros Ramos, da 13ª Vara da seção judiciária do Distrito Federal, não enxergou necessidade de conceder liminar, mas considerou indispensável colher manifestação dos réus (Banesprev e Previc) sobre o andamento dos processos administrativos, no prazo de cinco dias.
Muito bem embasada, a ação (1034684-74.2025.4.01.3400), ajuizada pela Afubesp, Afabesp, Abesprev e Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi feita por escritório especialista em direito previdenciário de Brasília, com ampla colaboração dos representantes eleitos no Banesprev e do departamento Jurídico da Afubesp, que acompanha e participa – desde sempre – de toda a história de defesa dos direitos dos participantes.
“Questionamos a retirada de patrocínio em razão de diversas irregularidades que o Banesprev comete, com uma sequência de informações, de ações que estão na Justiça, e das impugnações que fizemos”, explica o advogado da Afubesp, Marcelo Armellini.
A ação tem foco em barrar a retirada de patrocínio, até porque o processo administrativo corre sem levar em consideração o Edital de Privatização onde consta: “No caso dos participantes assistidos, deverão ser resguardados seus direitos já adquiridos”; o serviço passado que altera significativamente o volume das reservas; o impacto da mudança da marcação dos títulos da curva para mercado; os reajustes 2019/2020 no cálculo atuarial das reservas e do passivo/ativo. Por fim, pleiteia a suspensão dos pedidos, visando à preservação dos direitos adquiridos dos participantes, todos assistidos ou já elegíveis.
Para fundamentar a tese, foram usadas, inclusive, as impugnações apresentadas pela Afubesp em processo administrativo dentro da Previc, em março último, que acabaram levando a autarquia a pedir mais informações ao fundo de pensão, e por consequência, conquistou mais tempo para a luta contra a retirada de patrocínio.
Mais informações sobre a ação
A principal argumentação do processo tem relação com a utilização Resolução CNPC 53/2022 como critério normativo para se examinar os pedidos de retirada de patrocínio dos planos de benefício definido – determinada por liminar concedida ao Banesprev pelo desembargador Federal Flávio Jardim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no dia 17 de dezembro de 2024.
Embora a luta seja pela manutenção do patrocínio do Santander nos planos de benefícios, a ação elenca alguns dos fatores de que o processo deveria ser feito, pelo menos, à luz da Resolução CNPC 59/2023. Isso porque, “demandaria a adoção de novas providências, como a criação do Plano Instituído de Preservação da Proteção Previdenciária (“Plano Instituído”) para receber a massa de participantes e assistidos dos Planos BD e de um Fundo Previdencial de Proteção da Longevidade (“Fundo Previdencial”) para proteger o risco de longevidade”, exemplifica a ação.
“Não ganhamos a liminar, mas ainda estamos em campo e continuaremos fazendo todo o possível para ganhar esse jogo contra o Santander”, frisa a presidenta da Afubesp, Maria Rosani.

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias