O Banesprev vem cometendo inúmeras irregularidades, desrespeitando o estatuto vigente, cuja última versão valida é a de 2015. Ocorre que o Fundo promoveu duas alterações estatutárias de forma unilateral, desconsiderando a deliberação da Assembleia de Participantes, que votou massivamente contra essas alterações.
Associações e sindicatos estão denunciando todos esses fatos ao órgão fiscalizador, Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
> Confira no link a integra da denúncia.
O mais recente ato de descumprimento do estatuto vigente foi publicado no site do Banesprev, onde o Presidente convoca a AGO Banesprev 2023. Seria uma excelente notícia, não fosse o fato dela ter sido convocada de forma virtual, contrariando o que diz o estatuto em seu artigo 17, o qual transcrevemos abaixo:
Art. 17 – A convocação da Assembleia Geral ordinária será feita pelo Presidente do BANESPREV, com antecedência de 30 (trinta) dias, mediante carta circular expedida aos Participantes, na qual se mencionarão, ainda que sumariamente, a ordem do dia, local, dia e hora da reunião.
Observem que na carta circular deverá constar o LOCAL, dia e hora da reunião, portanto em nenhum artigo se fala em assembleia virtual.
Mais uma vez temos que recorrer às instâncias legais para fazer valer nosso direito de debater presencialmente, pois é dessa forma que podemos questionar e esclarecer a todos os participantes sobre os itens a serem deliberados na pauta da referida assembleia.
O movimento sindical segue empenhado em fazer valer nossos direitos e principalmente o cumprimento do Estatuto.
Acompanhe mais informações pelo site e redes sociais do Sindicato.
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Sindicato reforça luta pela soberania e pelos direitos da classe trabalhadora
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias