A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (26), a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela tentativa de golpe em 2022. Com a decisão, os acusados de integrarem o núcleo central da trama golpista se tornam réus.
A intenção do Supremo é a de julgar o mérito da denúncia até o fim do ano, para evitar que o caso seja contaminado pelas eleições presidenciais de 2026.
Além de Bolsonaro, passaram à condição de réus, o deputado federal e ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Braga Netto.
Eles serão julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado. Somadas, as penas podem passar de 40 anos de prisão.
Pesquisa mostra piora na saúde mental dos empregados da Caixa em 2024
Sindicato participa da Marcha da Classe Trabalhadora, que reúne trabalhadores de todo o país em Brasília
Veja a íntegra da Pauta da Classe Trabalhadora
Campanha: Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria
Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora
28 de Abril: Sindicato reforça defesa de ambientes laborais seguros e denuncia o adoecimento mental crescente entre bancários
Solidariedade que transforma: bancários de Araraquara doam 680kg de ração para animais em situação de vulnerabilidade
Itaú apresenta proposta de PCR com reajuste de 6,25% e ROE de 22,1%
Mesa de Saúde debate condições de trabalho e saúde mental dos bancários
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias