O presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou, na quarta-feira (21), durante encontro com o atual presidente da Caixa, Carlos Vieira, a realização de concurso público para contratação de 4 mil novos empregados para o banco público. O edital foi publicado nesta quinta-feira (22).
Ao todo serão quatro mil vagas para nível médio, incluindo cadastro de reserva. Deste número, metade será destinada à área de tecnologia da informação. As vagas são para o cargo de Técnico Bancário Novo (TBN) e a remuneração inicial é de R$ 3.762,00. O banco informou que também está previsto concurso para nível superior, com 28 vagas para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança de trabalho.
A demanda por mais contratações é uma das principais bandeiras dos empregados na busca por melhores condições de trabalho e havia sido prometida na gestão anterior, de Rita Serrano, ainda sem um número definido. Antes deste concurso, houve outro, em 2021, específico para a contratação de PcD, para atender à decisão judicial de enquadramento da Caixa à legislação, após ação civil pública na qual Fenae e a Contraf-CUT foram assistentes.
“A realização de concurso é uma demanda antiga, já que a necessidade de mais empregados é enorme. Em 2014, contava-se 101,5 mil empregados. Hoje, há pouco mais de 87 mil. E ainda cogita-se que, em breve, o banco anunciará mais um programa de demissão voluntária, o que vai reduzir ainda mais a quantidade de empregados. O número anunciado, portanto, é insuficiente”, comentou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
“Um fator importante é que, tendo em vista as contratações, há a possibilidade de atender a demandas de movimentação de empregados entre unidades. Em momentos anteriores, como na contratação de 800 empregados realizada ano passado, apresentamos a reivindicação e faremos novamente”, complementou.
10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
Sindicato convoca bancários do Bradesco para assembleia virtual sobre PPR e PRB
BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias