A Previdência Social Brasileira vai fazer 100 anos nesta terça-feira (24) e a Caixa e o Banco do Brasil fazem parte dessa história. A capilaridade destes bancos permite que os aposentados de todo o Brasil recebam a aposentadoria e os benefícios sociais. Somente da Caixa, são 4,3 mil agências e postos de atendimento e mais de 87 mil empregados preparados para atender os brasileiros.
Por toda essa importância e pela atuação fundamental neste século de proteção e garantia dos direitos dos trabalhadores, os bancos públicos serão homenageados nesta terça-feira (24), no Ministério da Previdência. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também vai receber a comenda.
A Caixa e o BB são agentes pagadores da aposentadoria e dos outros tantos benefícios e direitos da seguridade social. A homenagem é merecida e reconhece a importância dessas instituições para o país, seus trabalhadores e a população que não tem recursos para subsistir.
A Previdência Social atende mais de 70 milhões de trabalhadores, com 37 milhões de benefícios pagos mensalmente. Ela também é responsável por benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por falecimento, dentre outros benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
A garantia de uma renda para os trabalhadores aposentados aconteceu em 1923, com a Lei Eloy Chaves. Ele criou as “Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs)” - um fundo gerido por patrões e empregados de companhias ferroviárias. Além da aposentadoria, as caixas financiavam serviços médicos/hospitalares aos trabalhadores e seus dependentes.
Esta e outras histórias do tempo em que o Brasil começava a realizar projetos pelos direitos trabalhistas e sociais é contada no livro “Os 100 anos da Previdência Social do Brasil”. O material vai ser lançado como parte das comemorações.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias