A Contraf-CUT, representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, enviou na última quarta-feira (5) um ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a antecipação do pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) do banco referente aos resultados de 2024. A primeira parcela foi paga em setembro, logo após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico da PLR do banco.
Conforme o ACT da PLR da Caixa, o banco pode pagar a segunda parcela da PLR de 2024 até o dia 31 de março.
Em seu ofício, a Contraf-CUT ressalta que “muito embora a cláusula sexta, parágrafo oitavo, do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) – PLR 2024 tenha previsão de pagamento até o dia 31 de março de 2025, sabe-se que nos meses de janeiro e fevereiro concentram-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outras, razão pela qual se justifica a solicitação para que o banco faça o pagamento em data antecipada”.
“O pagamento antecipado da PLR ajuda a desafogar as empregadas e empregados, que neste começo de ano veem as contas aumentar devido as despesas sazonais”, reforçou o diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro. “Esperamos que o pagamento seja efetuado o quanto antes, como um reconhecimento do esforço das empregadas e empregados, que trabalham com sobrecarga, estrutura inadequada, problemas nos sistemas operacionais e sob forte pressão pelo cumprimento de metas, o que os leva ao adoecimento”, completou.
Contraf-CUT lança linha do tempo de conquistas da categoria bancária
Após intervenção do movimento sindical, demissão de telefonistas da Caixa é suspensa por até 30 dias
Sindicato marca presença na Festa do Trabalhador e reforça luta por emprego decente
Pesquisa mostra piora na saúde mental dos empregados da Caixa em 2024
Sindicato participa da Marcha da Classe Trabalhadora, que reúne trabalhadores de todo o país em Brasília
Veja a íntegra da Pauta da Classe Trabalhadora
Campanha: Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria
Comando Nacional dos Bancários debate pautas da Marcha da Classe Trabalhadora
28 de Abril: Sindicato reforça defesa de ambientes laborais seguros e denuncia o adoecimento mental crescente entre bancários
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias