A Câmara dos Deputados, por meio de um Requerimento de Informações (RIC 564/2022) do deputado Aliel Machado (PV-PR), pede esclarecimentos ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a contratação dos aprovados no concurso público da Caixa do ano de 2014, bem como informações acerca do Plano de Expansão da estatal, no último dia 2 de agosto. O texto aguarda designação de relator na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
Entre os esclarecimentos estão: o número de pessoas do concurso de 2014 que foram convocadas até o momento; quantos PCD (pessoas com deficiência) aprovados no certame de 2014 foram convocados; quando e de que forma se dará a recomposição do quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal, entre outros questionamentos. Clique aqui e leia o RIC na íntegra.
Vale ressaltar que a o movimento sindical vem cobrando mais contratações no banco público, não só para garantir condições mínimas de trabalho na Caixa, mas para garantir a qualidade do atendimento à população. Já foram realizadas diversas reivindicações, mas a direção da Caixa segue ignorando o déficit de empregados e o adoecimento da categoria. A lentidão na contratação prejudica tanto os aprovados, como o pessoal da ativa.
Déficit – Demanda por contratações é urgente
O déficit de empregados na Caixa vem crescendo ao longo dos anos. De um lado o número de trabalhadores no banco vem reduzindo drasticamente. Do outro, o aumento do número de clientes e de contas tem um crescimento exorbitante. Isso causa superlotação, sobrecarga de trabalho e adoecimento, além de prejudicar o atendimento à população.
A Caixa possui mais de 142 milhões de clientes e 220 milhões de contas bancárias e que cada empregado é responsável pelo atendimento de, em média, 1.700 clientes. “É mais do que urgente que o banco efetive as contratações. Ainda mais num cenário em que a direção do banco segue cobrando metas desumanas dos empregados, que são obrigados a concluir jornadas de trabalho exaustivas”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Clotário Cardoso, em reunião com banco, em mesa de negociação da Campanha Nacional dos Bancários de 2022, no último dia 26 de junho.
Saiba mais – A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) autorizou a Caixa a contratar mais empregados até completar um quadro de 87.544 trabalhadores. Hoje o banco possui 86.907 empregados, segundo dados dos representantes da Caixa.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias