
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região cobrou dos bancos o respeito aos trabalhadores bancários e aos clientes durante a passagem da Caravana da FETEC/SP na cidade, na manhã de quinta-feira (4).
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região esteve presente, representado por sua diretoria, e ajudou a fortalecer a mobilização dos trabalhadores da categoria em defesa de seus direitos.

Roberto Vicentin, presidente da entidade, abriu a Caravana lembrando que os clientes têm enfrentado filas imensas, com longo tempo de espera, nas raras agências presenciais que restam na região. Só nos últimos dez anos, os cinco maiores bancos do país já fecharam mais de seis mil unidades.

"De um lado os clientes enfrentam o atendimento precário e as taxas de juros abusivas e do outro, os bancários adoecem com a imposição de vendas de produtos na busca por metas inalcançáveis".

A Caravana da FETEC/SP atravessou as principais ruas do centro da cidade realizando bandeiraço em frente às agências da Caixa, BB, Bradesco, Itaú e Santander, seguida por dezenas de lideranças sindicais das regiões de Assis, ABC, Jundiaí, Limeira, Bragança Paulista, Presidente Prudente, Barretos, São Paulo, Jundiaí, Vale do Ribeira, Taubaté e Araraquara.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária geral da FETEC/SP, disse que a atividade superou as expectativas dos organizadores.
"Nossa Caravana é uma das ferramentas mais importantes de mobilização para as cidades de nossa base durante a Campanha Nacional, porque nos permite dialogar diretamente com os bancários e clientes sobre as reivindicações da categoria e o andamento das negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban".

Ela relata que a população aproveitou para denunciar os abusos dos bancos durante a entrega do Jornal do Cliente, confeccionado especialmente para a Caravana.
"Muitas pessoas apoiaram nossas propostas, que estão descritas no nosso “jornal do cliente”. Nos abordaram durante o percurso para falar sobre suas dificuldades em saldar empréstimos devido aos juros abusivos cobrados pelos bancos e a dificuldade enfrentadas com as longas filas nas agências."


Os dirigentes atualizaram a categoria sobre as negociações, destacando as principais reivindicações da minuta entregue à Fenaban, como aumento real de 5% (+ inflação), aumento da PLR, do VA e VR, programas de prevenção contra o assédio moral e sexual, melhorias no teletrabalho, mais segurança bancária e segurança virtual e a jornada de 4 dias sem redução dos salários.

Nesta sexta-feira (5), a Caravana circula na cidade de Araraquara. Na próxima semana a delegação da FETEC/SP segue para o Vale do Ribeira.

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada

Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta

Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026

Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional

Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026

Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias