
Durante o mês de junho, as cores do arco-íris tomam conta de boa parte das redes sociais, das campanhas publicitárias e de espaços de grande circulação. Em meio a tudo isso, você já se perguntou sobre o real significado político do Dia e do Mês do Orgulho LGBTQIA+?
Celebrado em 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem origem na Revolta de Stonewall. Em 28 de junho de 1969, o bar Stonewall Inn, frequentado pela comunidade LGBTQIA+ de Nova York, sofreu uma batida policial violenta. Em resposta, a comunidade realizou uma série de protestos que marcaram o início de uma nova era na luta contra a homofobia.
Histórico de luta
Desde Stonewall, a comunidade LGBTQIA+ vem avançando em suas pautas e a categoria bancária não ficou alheia a essa luta. Há décadas, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vem pautando e garantindo conquistas na área, o que é motivo de orgulho para a entidade, que sempre se posicionou em defesa da inclusão e da justiça social.
Ainda em 1987, o movimento sindical bancário criou junto aos bancos a Comissão Permanente de Raça, Gênero e Orientação Sexual, que posteriormente daria origem à Mesa Permanente de Igualdade de Oportunidades. Na época, o Sindicato foi pioneiro no movimento sindical e no ambiente corporativo ao incluir essas importantes temáticas nas negociações trabalhistas.
Há 25 anos, a mesa de igualdade de oportunidades é parte fundamental da luta contra discriminações e preconceitos no ambiente de trabalho bancário, debatendo questões como diferenças salariais e de carreira entre homens e mulheres, possibilidades de emprego e ascensão para negros, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+.
Por meio das negociações em mesa, em 2009, todas as cláusulas que incluem cônjuges passaram a valer também para parceiros homoafetivos. Com isso, companheiros e companheiras passaram a contar com os direitos relacionados ao plano de saúde, licenças, seguros, entre outros benefícios.
Na Campanha Nacional dos Bancários de 2024, os Sindicatos conquistaram importantes avanços junto aos bancos, como o uso do nome social para todas as pessoas trans inseridas nos bancos, compromisso pela maior empregabilidade e ascensão das pessoas trans no mercado financeiro, assim como a possibilidade do uso do banheiro adequado de acordo com sua identidade de gênero e o completo repúdio dos bancos a qualquer forma de discriminação em suas políticas internas.
Censo da Diversidade
O Censo da Diversidade é uma grande pesquisa feita junto aos bancários com o objetivo de traçar o perfil da categoria por gênero, orientação sexual, raça e pessoas com deficiência (PCDs). Foram realizadas edições em 2008, 2014 e 2019, sendo que seus resultados nortearam e embasaram as conquistas já obtidas nas negociações.
As tratativas para a realização do 4º Censo da Diversidade tiveram início neste ano, reunindo o movimento sindical bancário, representantes dos bancos e o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). No dia 30 de maio, foi instituído o GT (Grupo de Trabalho) responsável pelo censo.
No cronograma apresentado ao GT, a previsão inicial é de que a Ceert apresente em agosto, para o movimento sindical bancário e para a Fenaban, o teste para o 4º Censo da Diversidade. Já o início da coleta de dados está previsto para a terceira semana de setembro, com a divulgação dos resultados em fevereiro de 2026.

Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram em pauta

Isenção do IR até R$ 5 mil: vitória da luta dos trabalhadores

Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social

Sindicato garante avanços e alerta bancários sobre direitos e prazos no Bradesco

Caixa responde ofício da Contraf-CUT e marca negociação com a CEE

Dia da Visibilidade Trans expõe as contradições entre direitos, trabalho e violência

Mesmo com inflação desacelerando, BC escolhe penalizar população com juros em 15%

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Funcef detalha alternativas para resolver passivo previdenciário que atinge empregados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias