O movimento sindical bancário vem denunciando, há algum tempo, o sofrimento dos trabalhadores das agências digitais do Itaú com cobranças de metas abusivas e assédio moral, entre outros problemas que ocorrem de forma estrutural em todos os segmentos e diretorias.
De acordo com matéria divulgada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, na área Serviços Digitais, do segmento Uniclass, por exemplo, bancários e bancárias vêm sofrendo com um sistema chamado Dynamics. Nas diversas queixas que chegaram à entidade, eles contam que, de início, foram contratados para serem de uma área de qualidade, que prestava suporte aos gerentes nas demandas operacionais dos clientes, mas, com a mudança de superintendência, o foco da área passou a ser comercial e, além de terem uma meta inalcançável, são cobrados por ligações e contatos ativos para realizarem vendas, sendo que o novo sistema não permite nem que eles recuperem o fôlego.
E mais grave: o Dynamics não trava as interações dos clientes mesmo que o funcionário o pause. Isso porque os gestores destravam a pausa, impossibilitando os trabalhadores até mesmo de ir ao banheiro.
A ferramenta possui, ainda, diversos outros problemas:
- O sistema não permite fazer contato ativo estando no status ‘ocupado’. Para ligar para o cliente é necessário estar como ‘disponível’, e, quando isso ocorre, cinco novas interações de clientes entram de forma receptiva (email, chat, WhatsApp).
- A estação de trabalho (EA) não conversa com o Dynamics. Toda vez que o bancário deseja realizar uma interação com o cliente é preciso digitar primeiro no sistema, criar um atendimento e depois mandar mensagem ou ligar, perdendo tempo desnecessário.
- Quando um cliente envia uma mensagem, se o bancário estiver em outro atendimento, os dados do cliente saem da tela.
- O gerente-geral pode destravar uma pausa que julgar desnecessária, entrando várias interações simultâneas. Para que o gestor não destrave a pausa, os bancários têm de justificar a todo momento o que estão fazendo.
- Telas de erro em vários ambientes de interação no Dynamics
Para todo o segmento
Como se não bastasse, a diretoria do Uniclass Digital resolveu implementar esse sistema para todo o segmento, o que está gerando quedas diárias, até mesmo para aqueles que ainda usam o sistema antigo. Temos recebido várias denúncias sobre isso. Até quem está utilizando ainda o Imbox passa vários dias sem nenhuma interação de atendimento funcionando. Os clientes não estão recebendo mensagens de retorno vindas do sistema mais novo, Dynamics, gerando insatisfação e impactando diretamente no resultado dos bancários.
Trabalhadores relataram que, com a nova implantação, passaram dias sem sistema, e o banco nem sequer fala em complemento de pontuação para suprir o resultado dos bancários nesses dias em que o sistema não funcionou.
Os bancários e bancárias também reclamam da pressão para bater metas abusivas, o que gera alto adoecimento e assédio generalizado. Situação que piorou com a nova ferramenta que não funciona.
O movimento sindical cobrou o banco, que respondeu de maneira insatisfatória, alegando que o problema sistêmico não alterou a meta. De fato, as metas continuam as mesmas; o que houve foi uma diminuição nos dias trabalhados e, por consequência, diminuição na produção.
A representação dos trabalhadores tem acompanhado com apreensão a situação dos bancários dessas áreas e segue cobrando o banco. Afinal, com um lucro exorbitante, o banco pode oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários.
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