
As caravanas da Fetec-CUT/SP começaram na manhã desta terça-feira (18), durante o lançamento oficial da Campanha Nacional dos Bancários, data em que ocorre a entrega da Minuta de Reivindicações da categoria pelo Comando Nacional dos Bancários à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
As caravanas, criadas no ano 2000, circulam em todas as cidades-pólo dos sindicatos da base da FETEC-CUT/SP e a estreia acontece tradicionalmente na capital paulista, com o Sindicato de São Paulo, que agrega a maior base de trabalhadores bancários do país.
Neste ano, por conta da reunião do Copom, Comitê de Política Monetária, também nesta terça (18), para decisão do novo patamar da taxa Selic, o lançamento da campanha ocorreu em frente ao prédio do Banco Central, na avenida Paulista, reunindo os sindicatos e centrais sindicais em protesto contra as altas taxas de juros.
A presidenta da Federação, Aline Molina, que faz parte do Comando Nacional, informa que as caravanas são uma referência nacional na mobilização dos trabalhadores bancários.
"Ao visitar cada cidade com os sindicatos de nossa base, debatemos diretamente com a sociedade a importância da atuação de cada trabalhador bancário em nosso país", explica Aline.
"Nossa Caravana comprova que a Campanha Nacional dos Bancários vai muito além da luta da categoria por melhores salários e condições de trabalho, porque é também uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por um sistema financeiro que seja acessível a toda a população brasileira".
Além da capital paulista, a Caravana da FETEC-CUT/SP vai circular em mais treze cidades do estado durante a Campanha Nacional: ABC, Araraquara, Barretos, Bragança Paulista, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Taubaté e Vale do Ribeira.
Em Araraquara, bancários e bancárias receberão a Caravana no dia 5 de julho.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC, lembra que as Caravanas fortalecem o debate sobre a pauta de reivindicações dos bancários.
"A pauta entregue nesta terça à Fenaban é resultado da Consulta feita com bancários de todo o país. Circular com nossa Caravana por 14 cidades mostra a força da categoria e a importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores e na luta por garantia e ampliação de direitos".
O futuro se faz juntos!
Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb/SP e também coordenadora do Comando Nacional, informa que a Campanha Nacional Unificada 2024 estabeleceu uma pauta completa que dialoga com questões urgentes, com o slogan "O Futuro Se Faz Juntos".
"Podemos garantir direitos e avançar na jornada de 4 dias ou ficar inertes diante da precarização das relações de trabalho. O Movimento sindical acredita que juntos construímos o futuro que queremos: com emprego decente, melhores condições de trabalho, 4 dias de jornada, fim do assédio moral e a regulamentação do sistema financeiro".
Acompanhe detalhes e mais fotos e vídeos da Campanha Nacional no site e nas redes sociais do Sindicato!

28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada

Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta

Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026

Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional

Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários

Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026

Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias