No dia 10 de dezembro, a Comissão de Diversidade da Caixa se reuniu com representantes dos empregados de todo o país, a diretoria da Caixa, a Vipes e a presidência da instituição. O encontro teve como destaque a apresentação de importantes avanços e iniciativas voltadas à inclusão e equidade dentro da empresa.
Programa-piloto para empregados PcD
A Caixa anunciou um programa-piloto focado no acompanhamento das demandas de novos empregados PcD (Pessoas com Deficiência). O programa inclui treinamento específico para os gestores desses empregados, além de um acompanhamento dedicado para atender às suas necessidades. Esse tema tem sido uma pauta constante dos trabalhadores e, agora, ganha um passo significativo em sua implementação.
Aceleração de carreira para mulheres
Outro destaque importante do encontro foi o detalhamento do programa de aceleração de carreira para mulheres, uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários deste ano. O Acordo Coletivo prevê que pelo menos 30% das vagas em cargos diretivos da Caixa sejam destinadas a mulheres, promovendo maior equidade de gênero na empresa.
De acordo com o diretor da Apcef/SP e membro da Comissão de Diversidade, André Sardão, “a Caixa trouxe um debate importante sobre as necessidades de cada segmento minorizado para possibilitar sua ascensão profissional. Aproveitamos para enviar pautas relevantes sobre o tema e esperamos que, na próxima reunião, possamos aprofundar os debates, especialmente sobre PcD e a questão da mudança de nome social nos sistemas da Caixa para pessoas trans. Continuaremos acompanhando.”
Além disso, a diretora da Apcef/SP Fernanda Cristina dos Anjos, que participou do evento como convidada, reforçou que a condição para o bancário do futuro passa necessariamente pela inclusão e pela construção de uma ambiente diverso dentro da Caixa. “Além disso, a construção do futuro do trabalho está em apreciar as demandas do coletivo, de abrir espaço para as negros, mulheres, LGBTQIAPN+, PcD em posições de liderança e decisão. Equidade e oportunidade fazem parte do caminho”, completou.
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Artigo: Regulamentar para proteger. O papel social das redes
Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
Envelhecimento com dignidade: conferência livre, promovida pela CUT, define pautas para pessoa idosa
Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários
COE do Mercantil avança em negociação sobre PLR própria e auxílio educacional
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias