Representantes de trabalhadores de diversos países do continente americano reuniram-se no Comitê Executivo da UNI Américas, em Montevidéu, para debater a conjuntura regional e a organização dos trabalhadores na região.
Os principais temas abordados no encontro realizado nos dias 26 e 27 de junho, na capital uruguaia, foram capacitação de jovens em transição justa (conceito segundo o qual a transição rumo a uma economia neutra deve ser igualitária); mudança climática; negociação coletiva no setor financeiro; modelo de negociação coletiva tripartite (governo, sindicato e patrões) adotado no Uruguai; e imigração.
“Neste momento em que a campanha salarial dos bancários está em curso, é crucial que acompanhemos as experiências de negociação coletiva pelo mundo e que possamos trocar essas experiências a fim de trazer aprendizados para todos. Entender a conjuntura regional fortalece nossa organização no Brasil”, destaca Lucimara Malaquias, presidenta de juventude da UNI Américas.
Lucimara representou no encontro os bancários brasileiros juntamente com Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT; e Fernada Lopes, secretária da Mulher da Contraf-CUT.
A reunião do comitê executivo foi precedida de reunião do comitê de mulheres para organizar as pautas específicas sobre igualdade e diversidade.
Também foram discutidos a estrutura e os temas que serão abordados na conferência regional da UNI Américas, prevista para dezembro de 2024.
No encontro, o comitê se posicionou em defesa da democracia na região, e assinou uma nota de repúdio à tentativa de golpe na Bolívia ocorrida no dia 26 de junho, e em defesa da democracia e da soberania dos povos.
A UNI Américas é o braço continental da UNI Global Union, um sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços em todo o mundo.
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Maioria esmagadora da categoria valoriza direitos trabalhistas e rechaça pejotização
Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional
Encontro Nacional do Santander debate intensificação das ações de luta e organização
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias