
Necessárias para a organização e fortalecimento do movimento sindical da categoria bancária, as conferências regionais e estaduais já estão em curso. A primeira organização a iniciar a atividade foi a Federação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores no Ramo Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (Federa-RJ), que realizou sua conferência entre 23 e 24 de maio.
Veja, no calendário a seguir, as próximas datas marcadas pelas outras 10 entidades que o Comando Nacional dos Bancários representa nas negociações com os bancos.

Apesar de 2025 não ser um ano de campanha salarial, as conferências regionais e estaduais vão acontecer, por serem espaços estratégicos de troca de informações e discussões que dão subsídios aos dirigentes bancários de todo o país. Além disso, as atividades fazem parte da organização para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá de 22 a 24 de agosto deste ano, como explica Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários:
"As conferências regionais e estaduais fazem parte de um conjunto de ações para garantir a representatividade da categoria nas mesas de negociação com os bancos e que culminam na Conferência Nacional. A Consulta Nacional dos Bancários, que realizamos todos os anos, por exemplo, faz parte dessas ações. Em todas essas instâncias nós vamos construindo as pautas que são fundamentais na luta da categoria bancária pela manutenção dos direitos conquistados há três décadas na CCT e para avançarmos em novos direitos", pontua Juvandia.
Veja, a seguir, os oito temas que serão aprofundados nas conferências regionais e estaduais, deste ano:

"As conferências estaduais e a nacional dos bancários são espaços essenciais para reafirmarmos a força da nossa organização sindical. É nesse processo democrático que ouvimos a base, avaliamos o cenário atual e definimos, de forma coletiva, os rumos da nossa mobilização. Mais do que discutir cláusulas, estamos discutindo um projeto de valorização para toda a categoria. Participar é fortalecer a luta, é defender direitos e avançar em conquistas. Porque só com unidade e organização seguimos firmes diante dos desafios!", reforça o presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Paulo Roberto Redondo.

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento

Santander promove reestruturação sem diálogo prévio e movimento sindical cobra reunião urgente

Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias