Na última terça-feira (15/10), o MIR (Ministério da Igualdade Racial) e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República coordenaram a Segunda Reunião Ordinária do Comitê Gestor do PJNV (Plano Juventude Negra Viva). O encontro teve como objetivo apresentar e monitorar as ações já executadas pelos ministérios que pactuaram o Plano, além de discutir a elaboração do relatório trimestral do PJNV.
Durante a reunião, foi assinada a ata de posse do Comitê Gestor, oficializando a entrada dos novos membros. Um dos eleitos, por indicação da CUT Nacional, foi o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), Almir Aguiar. Ele destacou a relevância do Plano ao afirmar: “o Plano Juventude Negra Viva tem o objetivo de reduzir as vulnerabilidades que atingem a juventude negra brasileira e a violência letal que tem afetado esses jovens em função do racismo estrutural.”
Na ocasião, também foram apresentadas diversas ações já executadas pelos Ministérios, em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional Juventude Negra Viva. Entre as iniciativas destacadas estão a criação de uma base de dados sobre violência institucional, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e estudos realizados pelo Ministério da Saúde sobre os impactos dos Determinantes Sociais na saúde da população negra.
Além de monitorar o progresso das ações, o encontro também abordou as estratégias para a adesão de estados e municípios ao Plano, além da elaboração do relatório trimestral do PJNV. “O objetivo é fazer com que esse plano tenha impacto e transforme a vida da juventude negra”, reforçou Jessy Dayane Silva, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude.
Frente à perspectiva de expansão do PJNV, o Ministério da Igualdade Racial segue acompanhando e promovendo ações de fortalecimento e propagação das metas do Plano. Em parceria com o Comitê Gestor, o MIR continuará a monitorar as iniciativas e dialogar com ministérios, estados e municípios para garantir a implementação das ações previstas.
Sobre o Plano Juventude Negra Viva
O PJNV (Plano Juventude Negra Viva) foi elaborado em uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria-Geral da Presidência da República. Instituído pelo Decreto nº 11.444, de 21 de março de 2023, o Plano é fruto do trabalho do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) e conta com a participação de 16 Ministérios.
O principal objetivo do PJNV é reduzir as vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e combater a violência letal, frequentemente alicerçada no racismo estrutural. O Plano possui 11 eixos de atuação e 217 ações pactuadas com 18 Ministérios, que buscam transformar a realidade de jovens negros em todo o país, por meio de políticas públicas que visam a promoção de direitos e a superação das desigualdades raciais.
CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
Sindicato participa da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador reforçando a luta contra o adoecimento da categoria bancária
Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
27ª Conferência da FETEC-CUT/SP aprova Plano de Lutas e reafirma defesa da soberania nacional e digital
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias