O voto, embora obrigatório no Brasil, é na verdade o exercício máximo da cidadania. É o momento em a pessoas tem o direito de escolher, de forma democrática, quem elas querem que as representem e, para isso é importante que o eleitor antes de registrar seu voto, neste domingo (6), conheça bem a plataforma dos candidatos e candidatas, seus aliados e se eles realmente representam aquilo que você quer para a sua cidade e o futuro do país.
A eleição municipal é tão importante quanto as demais porque é na cidade que as pessoas vivem e são atendidas pelos serviços públicos, seja a saúde, a educação, o transporte público e outros.
“É por meio do voto que são mantidas as instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes", defendeu a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia, ao “convocar” a população a comparecer ao pleito deste domingo.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também defendeu o direito ao voto, a soberania dos povos e a preservação da democracia. Em evento realizado no mês passado, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente brasileiro destacou que “nossa luta é fazer com que a democracia volte a ser percebida como o caminho mais eficaz para a conquista e efetivação de direitos. Recuar não vai apaziguar o ânimo violento de quem ataca a democracia para silenciar e retirar direitos. Não há contradição entre coesão social e o respeito à diversidade. O pluralismo nos fortalece. A democracia em sua plenitude é base para promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência”
“O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, à exemplo da CUT e enquanto entidade sindical e defensora da democracia, reforça a importância do voto para o desenvolvimento de umas país verdadeiramente justo e solidário, em que cada cidadão e cidadã possam ter uma vida digna, com respeito a seus direitos e que dias melhores não sejam apenas retóricos, mas que sejam de fato, alcançados”, destaca o presidente da entidade, Paulo Roberto Redondo.
Por isso, compartilhamos 13 pontos elencados pela CUT em sua Plataforma Eleitoral 2014 que são importantes não apenas para a classe trabalhadora como para a população de todas as idades. A plataforma traz temas de interesse de toda a sociedade relacionados ao meio ambiente, emprego, segurança pública, cultura, esporte, lazer, transporte, serviços públicos, entre outros.
“É preciso mudar a correlação de forças desfavorável aos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras no Congresso Nacional, o que começa por eleger vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas comprometidos com a democracia, com a geração de empregos, de renda e de oportunidades de trabalho; que tenham compromisso em melhorar a educação, a saúde e o transporte público, em proteger o meio ambiente e construir moradias de qualidade em territórios adequados e seguros”, diz trecho da apresentação da Plataforma.
O papel dos vereadores é o de apresentar e votar projetos dos seus colegas e dos prefeitos. São eles que aprovam ou não, o orçamento de uma cidade e para onde os investimentos serão destinados, seja a construção de uma nova escola, seja a troca de asfalto, seja em programas de saúde. Por isso que seu papel é importante nas decisões a serem tomadas pelo prefeito ou prefeita eleitos.
Um levantamento do TSE, atualizado na última sexta-feira (27/09), às 17h, indicava um total de 463.367 candidaturas registradas de 29 partidos políticos. Desse número, 93,23% (431.980) são para o cargo de vereador, enquanto 3,36% (15.573) são para prefeito e 3,41% (15.814) para vice-prefeito.
Opções são milhares, mas cabe agora a você, eleitor, decidir o que quer para a sua cidade, votando em candidatos que defendam aquilo em que você acredita.
Serviço
Horário de votação:
Domingo (6) das 8h às 17h, sempre tendo como referência o horário de Brasília/DF.
Documentos necessários:
Para votar não é obrigatório levar o título de eleitor, mesmo para quem não fez a sua biometria junto à Justiça Eleitoral. Apenas um documento original com foto é o suficiente.
São eles: carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.
Importante: não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade no momento do voto.
Funcionários exigem segurança em unidades do Mercantil
Conferência Nacional do Meio Ambiente aprova 100 propostas para enfrentar emergência climática
Com manutenção do teto, gestão Carlos Vieira prevê aumento médio inicial de 77% na mensalidade do Saúde Caixa dos aposentados
Bradesco segue demitindo milhares enquanto lucro cresce 39%
Itaú Unibanco lucra R$ 11,1 bilhões no 1º trimestre de 2025 enquanto fecha agências e perde clientes
Vem aí o Campeonato de Futebol Society dos Bancários de Araraquara!
Não perca o prazo! Financiários podem usufruir de folga assiduidade até 31 de maio
Banco Central eleva juros e reforça aperto econômico à população
“Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias