Neste ano a categoria bancária não terá a campanha nacional, mas será chamada para responder à Consulta Nacional 2025, com lançamento na quinta-feira, 15 de maio. O levantamento, realizado todos os anos pelo movimento sindical, auxilia na formulação de estratégias de reivindicações e para a definição das prioridades dos trabalhadores nos debates em mesa de negociação com os bancos.
"Bancárias e bancários de todo o país, sejam eles filiados ou não aos sindicatos, podem responder à Consulta Nacional", explica a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira. "Os resultados da consulta são utilizados para formular as pautas das negociações coletivas e das campanhas salariais. Por isso que essa fase, de levantamento, é fundamental, para que a gente tenha uma visão assertiva dos desejos da categoria", completa a dirigente.
Como funciona
O conteúdo e a estrutura da Consulta Nacional dos Bancários 2025 foi aprovada pelo Comando Nacional dos Bancários, grupo que reúne representantes sindicais de todo o país, no dia 28 de abril.
O levantamento está dividido em quatro setores. O primeiro é uma rápida triagem sobre qual banco, setor e perfil do respondente (sem a necessidade de se identificar com nome, RG etc). Na segunda parte, os bancários são convidados a responderem sobre o emprego; na terceira, sobre temas ligados ao quadro político e econômico do país, pois queremos saber como a categoria avalia situações que afetam a sua realidade. Por último, sobre temas sindicais.
As questões são dinâmicas e de múltiplas escolhas e o tempo da consulta leva menos de 5 minutos.
Convocação
"A consulta, exatamente agora, está em fase de implementação técnica para que, no dia 15 de maio, todos os sindicatos do país mobilizem bancárias e bancários de suas bases para participarem desse levantamento", destaca Juvandia Moreira.
"A participação de cada bancária e cada bancário na Consulta Nacional é fundamental. É por meio dessa escuta coletiva que a gente constrói a força da nossa luta! É ouvindo a base, entendendo os anseios reais da categoria, que conseguimos organizar com firmeza e mobilizar com direção. Isso nos dá o norte para manter direitos históricos e, mais do que isso, avançar nas conquistas que ainda precisamos alcançar", reforça o presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Paulo Roberto Redondo.
Em 15 de maio, a Contraf-CUT publicará o link para a Consulta Nacional dos Bancários 2025 e o Sindicato disponibilizará por meio de seu site e das redes sociais. Fique ligado!
Desemprego cai a 5,8%; renda bate recorde e carteira assinada sobe
CUT realiza Conferência Livre de Mulheres nesta terça-feira (5) em preparação à etapa nacional
Oficina da UNI Juventude Brasil reúne jovens sindicalistas para fortalecer a luta trabalhista
Direção da Caixa cria nova obrigação para gerentes PJ, mas não oferece meios
Congresso volta do recesso e projetos de interesse dos bancários entram na pauta
Coletivos estaduais de bancos públicos e privados se reúnem nos dias 7 e 8 de agosto
Audiência pública na Alesp discute epidemia de adoecimento mental entre bancários
Trabalhadores debatem futuro da Caixa
Funcef completa 48 anos reforçando compromisso com o futuro dos empregados e aposentados da Caixa
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias