Políticas de inclusão e promoção do respeito às pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes no setor financeiro pautou a Campanha Nacional dos Bancários 2024, que teve entre suas importantes conquistas a concessão de abono de ausência para conserto ou reparo de próteses, garantindo que trabalhadores com deficiência possam atender suas necessidades sem prejuízo.
O tema, entretanto, não ficou apenas no âmbito das negociações com a Fenaban. O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região recebeu, na última sexta-feira (25), especialistas do escritório Crivelli Advogados - que assessora juridicamente a entidade - para um debate sobre os direitos e desafios dos neurodivergentes, com destaque para questões como capacitismo, gênero e mães atípicas.
“Precisamos de ações que efetivem o respeito à neurodiversidade no mercado de trabalho, o diagnóstico, tratamento e acesso à saúde adequados. Por isso a importância da nossa luta para que os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão sejam efetivamente cumpridos pelo poder público, pelas empresas e pela sociedade em geral”, destacou a advogada Mariana Salinas Serrano, que coordenou o debate juntamente com Lígia Bueno Polidório e Stephânia Ribeiro, também advogadas do Crivelli.
Acompanhando o debate, estiveram presentes os diretores e diretoras do Sindicato.
O presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo, destacou a importância da atividade para a formação dos dirigentes.
“Este encontro foi mais uma ação importante para colaborar com o debate desse tema, que ainda é um grande desafio, inclusive no setor bancário. A atividade nos proporcionou aprender sobre conceitos fundamentais para que, como representantes dos trabalhadores e Sindicato Cidadão que somos, possamos avançar no combate aos preconceitos no ambiente de trabalho, estarmos mais preparados para enfrentar as situações no dia a dia e com a sensibilidade necessária para ajudar na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”, ressaltou Paulinho.
Dossiê Fintechs: as manobras cambiais no Banco Central de Campos Neto
Movimento sindical critica postura do Banco Mercantil por demitir dirigentes sindicais e desrespeitar a CCT da categoria
Confira a programação do VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro e garanta sua inscrição
Dia Nacional de Luta no Banco do Brasil: Sindicato de Araraquara denuncia clima de exaustão e desrespeito aos trabalhadores
Solidariedade que transforma: bancários e Sindicato reafirmam compromisso com a cidadania
17ª Plenária Nacional da CUT encerra-se com aprovação do plano nacional de lutas 2025-2026
Reforma Administrativa: A farsa para desmontar o Estado e implodir direitos
Trabalhadores consolidam na 17ª Plenária da CUT mais um passo contra o assédio de demais violências
João Fukunaga deixa a presidência da Previ após devolver superávit histórico à entidade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias