Políticas de inclusão e promoção do respeito às pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes no setor financeiro pautou a Campanha Nacional dos Bancários 2024, que teve entre suas importantes conquistas a concessão de abono de ausência para conserto ou reparo de próteses, garantindo que trabalhadores com deficiência possam atender suas necessidades sem prejuízo.
O tema, entretanto, não ficou apenas no âmbito das negociações com a Fenaban. O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região recebeu, na última sexta-feira (25), especialistas do escritório Crivelli Advogados - que assessora juridicamente a entidade - para um debate sobre os direitos e desafios dos neurodivergentes, com destaque para questões como capacitismo, gênero e mães atípicas.
“Precisamos de ações que efetivem o respeito à neurodiversidade no mercado de trabalho, o diagnóstico, tratamento e acesso à saúde adequados. Por isso a importância da nossa luta para que os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão sejam efetivamente cumpridos pelo poder público, pelas empresas e pela sociedade em geral”, destacou a advogada Mariana Salinas Serrano, que coordenou o debate juntamente com Lígia Bueno Polidório e Stephânia Ribeiro, também advogadas do Crivelli.
Acompanhando o debate, estiveram presentes os diretores e diretoras do Sindicato.
O presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo, destacou a importância da atividade para a formação dos dirigentes.
“Este encontro foi mais uma ação importante para colaborar com o debate desse tema, que ainda é um grande desafio, inclusive no setor bancário. A atividade nos proporcionou aprender sobre conceitos fundamentais para que, como representantes dos trabalhadores e Sindicato Cidadão que somos, possamos avançar no combate aos preconceitos no ambiente de trabalho, estarmos mais preparados para enfrentar as situações no dia a dia e com a sensibilidade necessária para ajudar na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária”, ressaltou Paulinho.
Funcionários exigem segurança em unidades do Mercantil
Conferência Nacional do Meio Ambiente aprova 100 propostas para enfrentar emergência climática
Com manutenção do teto, gestão Carlos Vieira prevê aumento médio inicial de 77% na mensalidade do Saúde Caixa dos aposentados
Bradesco segue demitindo milhares enquanto lucro cresce 39%
Itaú Unibanco lucra R$ 11,1 bilhões no 1º trimestre de 2025 enquanto fecha agências e perde clientes
Vem aí o Campeonato de Futebol Society dos Bancários de Araraquara!
Não perca o prazo! Financiários podem usufruir de folga assiduidade até 31 de maio
Banco Central eleva juros e reforça aperto econômico à população
“Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias