O desgoverno Bolsonaro vem prejudicando as famílias brasileiras dia após dia. Em setembro deste ano, o percentual de famílias que estão com dívidas em atraso atingiu 30%. Esse percentual é o mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na comparação com setembro de 2021, o indicador cresceu 4,5 pontos percentuais, já que o percentual era de 25,5% na ocasião.
A parcela de famílias endividadas, ou seja, que possuem qualquer dívida - seja ela em atraso ou não - também bateu recorde em setembro, alcançando 79,3%. Em agosto, o percentual era de 79%. Em setembro do ano passado, o percentual era de 74%.
A pesquisa também destacou que o endividamento das famílias mais pobres - que ganham menos de dez salários mínimos - chegou a 80,3%. É a primeira vez que a parcela supera os 80%. Entre as mulheres, o endividamento também é maior (80,9%) do que entre os homens (78,2%).
De acordo com a CNC, as dívidas que mais cresceram em relação a setembro do ano passado são os cartões de crédito (que subiu de 84,6% para 85,6% do total de dívidas), carnês de loja (de 18,8% para 19,4%) e cheque especial (de 4,6% para 5,2%).
As famílias que não têm condições de pagar suas dívidas ficaram em 10,7%, abaixo dos 10,8% de agosto, mas acima dos 10,3% de setembro do ano passado.
Atendendo à reivindicação do movimento sindical, BB paga PLR nesta sexta-feira (12)
Setembro Amarelo: Agora é lei!
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e outras verbas da categoria
Bancários defendem no Congresso Nacional redução do IR na PLR
Banco do Brasil: Plano 1 da Previ volta a atuar com superávit
COE Itaú se reunirá na segunda-feira (15) com os representantes do banco
FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
Demissões no Itaú: Coordenação da COE se reuniu com o banco e pediu revisão de desligamentos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias