
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) encaminharam nesta segunda-feira (18) carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que manifestam preocupação com a possibilidade de criação de uma subsidiária para operar as loterias do banco público. As entidades ressaltam no documento posicionamento contrário a medida, que pode comprometer o papel social da Caixa.
De acordo com a Federação, a medida foi ventilada em governos anteriores e graças a pressão das entidades representativas dos empregados do banco não foi concretizada.
“Historicamente, as loterias Caixa tem sido fundamentais para a redução das desigualdades sociais no país, por meio do repasse de recursos às políticas sociais. Cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é para investimentos em saúde, educação e projeto sociais”, enfatiza a carta.
Segundo dados divulgados pelo banco, em 2023 dos 23,4 bilhões arrecadados em Loterias 9,2 bilhões foram para destinação social.
A Fenae lembra ainda da expertise da Caixa no serviço. São décadas operando com eficiências as loterias. A Federação reivindicou ao ministro que seja revista a criação da subsidiária.
Mobilização
Para reivindicar contra a possibilidade da criação de uma subsidiária para operar as loterias do banco público, entidades e empregados se reúnem, nesta segunda-feira (18), às 15h, em ato na Matriz 1 da Caixa, em Brasília.

Funcef: Sest aprova incorporação do REB ao Novo Plano

Utilidade Pública: SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Funcef: começou a prova de vida para aniversariantes de dezembro

Comissão de Trabalho da Câmara aprova projeto que resgata a homologação sindical nas rescisões de contrato

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias