Sindicatos, federações e a Contraf-CUT, representando os trabalhadores financiários, participaram na manhã desta quarta-feira (29) da primeira mesa de negociação com a Acrefi, Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento.
A campanha salarial da categoria começou com a aprovação da pauta de reivindicações, entregue à Acrefi no dia 9 de abril.
A secretária-geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, informa que o objetivo da categoria é estabelecer mesas permanentes de negociação com as financeiras. "Apresentamos a proposta de mesas temáticas permanentes, abordando tópicos como diversidade, igualdade de oportunidades e saúde, além de trabalharmos para avançar na organização do setor".
Na ocasião, foi apresentada uma proposta de calendário de negociações. Jair Alves, coordenador do Coletivo Nacional dos Financiários da Contraf-CUT, destaca que o objetivo da categoria é conduzir uma campanha salarial objetiva, garantindo direitos. "Há 15 dias entregamos nossa pauta de reivindicações e hoje apresentamos uma proposta de agenda com o objetivo de finalizar a negociação de forma rápida e eficiente, focando na manutenção de todos os benefícios e direitos até a renovação da nova CCT de 2024/2026".
Adoecimento
A questão do adoecimento da categoria também foi abordada no encontro. Lucimara Malaquias, secretária-geral do Seeb/SP, declarou ser inaceitável o alto índice de adoecimento dos trabalhadores do setor. "Estamos prontos para debater as mudanças no mundo do trabalho, como a inteligência artificial e novos conceitos de emprego, mas é imprescindível destacar que as altas taxas de adoecimento na nossa categoria são inaceitáveis. É uma condição grave, vergonhosa e que não podemos jamais naturalizar", afirmou.
Visão sustentável
Tadeu Silva, primeiro negro a assumir a presidência da Acrefi, afirmou que a troca de experiências com os sindicatos é positiva para que as empresas adotem uma visão de mercado mais sustentável. A comissão de negociação reforçou o compromisso de colaboração entre as partes.
Além da FETEC-CUT/SP, participaram do encontro representantes da Contraf-CUT, Seeb/SP, Seeb/Brasília, Fetrafi Paraná, Fetec-MG, Feeb-SP/MS, Fetrafi/SC, além do Dieese e da Assessoria Jurídica da Contraf-CUT.
Pela comissão patronal, participaram Acrefi, Nubank, Bradesco e Santander.
Confira mais informações sobre a Campanha Nacional dos Financiários no site e redes do Sindicato, e também nas redes sociais da FETEC-CUT/SP.
Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
Bancários definem resoluções em defesa da soberania nacional, da democracia e da categoria e ato em defesa do Banco do Brasil
27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias