Gerentes PJ conquistam melhorias nas condições de trabalho no Santander
Sindicatos, representados pela COE, garantiram avanços significativos ao melhorar a rotina e condições de trabalho
Data: 18/07/2024 às 16:37
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Araraquara

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, representando o Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, obteve melhorias nas condições de trabalho dos Gerentes PJ do banco. Diante de vários problemas enfrentados pelos funcionários do segmento Empresas 1, a COE entrou em contato com a direção do banco para cobrar mudanças na rotina de trabalho desses profissionais.

Os Gerentes PJ eram obrigados a realizar seis visitas a clientes por dia, além de executar funções administrativas como receber, enviar e ler e-mails; enviar propostas; responder clientes e tirar cópias de documentos. Após a intervenção da COE, o banco se comprometeu a reduzir as visitas para quatro por dia.

Havia pressão dos gerentes-gerais para que os gerentes PJ não ficassem nas agências, sendo que eles sequer tinham mesas nas unidades. Depois da cobrança da COE, a direção do Santander garantiu que não haverá mais pressão para que os gerentes PJ se retirem das agências. 

O banco pede que os gerentes PJ usem o espaço da agência com coerência e realizem as visitas, mas sem a pressão para deixar as unidades bancárias.

Havia muita reclamação dos Gerentes PJ quanto à marcação de ponto. Antes de iniciar a jornada, eles tinham que se dirigir a uma agência próxima do local onde iam trabalhar, para marcar o ponto. No final do dia, precisavam retornar a uma agência para finalizar a jornada. Essa dinâmica atrapalhava os bancários devido ao tempo perdido no deslocamento.

A representação dos trabalhadores reivindicou e os Gerentes PJ poderão marcar o ponto no local onde estiverem no início da jornada, ao sair de casa para a primeira visita, ou ao chegar na agência pela manhã; realizar o trabalho na rua e, ao final do expediente, marcar o ponto de onde estiverem.

"Estes problemas se resolveram porque os bancários procuraram seus sindicatos para reportar os problemas. Nós levamos as dificuldades à direção do banco, que conversou com os responsáveis do segmento Empresas 1, e eles constataram que seria necessário reformular o método de trabalho para tornar mais eficiente a atuação dos gerentes PJ. O banco implantou as mudanças e os bancários estão aprovando", diz a coordenadora da COE, Wanessa Queiroz.

O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região reforça a importância de os trabalhadores continuarem reportando problemas para que a entidade possa ter elementos para cobrar da direção do Santander e obter melhorias nas condições de trabalho para a categoria. 

Qualquer problema deve ser reportado ao Sindicato por meio do telefone (16) 3336-6700, através do WhatsApp (16 98115-6150), diratemente a um diretor em visita às agências ou a um representante sindical em seu local de trabalho.

 

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