
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional, nesta sexta-feira (5), projeto de lei (PL) que restabelece a valorização do salário-mínimo. A proposta define reajuste anual com a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores mais o percentual do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior.
Caso o crescimento do PIB tenha sido zero ou negativo, a renda básica do trabalhador brasileiro será reajustada pelo INPC. O PL segue agora trâmites regulares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Lula, que chegou nesta sexta na Inglaterra, para a coroação do rei Charles 3º, deu a notícia por suas redes sociais. “Como anunciei no 1° de maio, enviamos hoje ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que estabelece diretrizes para valorização do salário mínimo a partir de 2024, garantindo aumento real que acompanha a taxa de crescimento do PIB. Os trabalhadores voltarão a ter reconhecimento e valorização do governo brasileiro”, postou o presidente.
Em rede nacional de rádio e TV, no último domingo (30), Lula já havia antecipado que o PL garantiria “conquista permanente”, com o mínimo voltando a ser “reajustado todos os anos acima da inflação, como acontecia quando governamos o Brasil”.
O salário-mínimo é referência para repasses do Governo Federal a mais de 25 milhões de brasileiros, como aposentadorias, pensões, Benefício de Prestação Continuada e Seguro Desemprego.
História
A valorização do mínimo foi criada pelo governo Lula em 2007 e transformada em lei em 2011. No entanto, a gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022) interrompeu essa política. Segundo o governo atual, entre 2003 e 2015, a iniciativa fez com que o mínimo tivesse 77% de aumento real e contribuísse para a retirada do país do Mapa da Fome e reduzisse a desigualdade social no país.

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais

Entenda por que Copom erra ao manter juros em 15%

Déficit do Saúde Caixa confirma acerto da categoria ao aprovar novo ACT

Categoria bancária reforça luta contra violência de gênero
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias