
O Itaú Unibanco anunciou o lançamento do Itaú Emps, seu novo aplicativo para empresas. Com o novo modelo, o banco pretende eliminar os gerentes e oferecer uma solução baseada em autosserviço, com foco na autonomia do cliente.
A plataforma digital utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para atender micro e pequenos empreendedores. O aplicativo, que vem sendo desenvolvido há dois anos, é voltado a pequenos negócios e profissionais autônomos com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.
A notícia foi divulgada nesta segunda 21, dias antes da negociação coletiva sobre novas tecnologias como IA e atividades bancárias, que ocorrerá no dia 28 de julho entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.
“Vamos apresentar propostas sobre o tema, porque nós queremos uma transição justa para o modelo de inteligência artificial que garanta o emprego bancário, o respeito ao meio ambiente, leve em consideração a redução da emissão de carbono e garanta que no futuro a humanidade tenha trabalho decente e possa se beneficiar dos ganhos da produtividade do trabalho”, afirma Neiva Ribeiro, uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.
A IA Generativa do Itaú Emps surgiu para apoiar o empreendedor na tomada de decisão financeira. A tecnologia analisa os dados transacionais e fornece recomendações sobre custos, receitas, fluxo de caixa e crédito.
"Seguimos acompanhando o processo de implantação, fiscalizando os impactos e cobrando do banco responsabilidade social nas decisões. É fundamental que nesse processo de "modernização dos serviços" estejam garantidos os empregos e direitos dos bancários, sem prejuízos à categoria. Não abrimos mão da defesa de uma tecnologia voltada para o bem comum, que amplie possibilidades em vez de aprofundar desigualdades”, reforçou a secretária geral do Sindicato dos Bancários de Araraquara e região, Andréia C. de Campos.

GT de Saúde cobra explicações do Itaú sobre convocações indevidas, canal de denúncias e descontos em contracheques

Campanha de Sindicalização: SEEB Araraquara premia 24 bancários associados em sorteio especial de fim de ano

ANBIMA altera certificações em 2026: veja o que muda e como se preparar

Pesquisa de satisfação 2025: participe e diga sua opinião sobre o Saúde Caixa

Maioria dos trabalhadores considera sindicatos importantes e quer carteira assinada, aponta Vox Populi

Direção Nacional define data do Congresso da Contraf-CUT

As 4 engrenagens que tornam o crédito no Brasil um agente de empobrecimento

Santander promove reestruturação sem diálogo prévio e movimento sindical cobra reunião urgente

Caixa: Fechamento de agências prejudica a todos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias