
O Itaú inovou mais uma vez, para pior, ao inventar uma nova forma de demitir os trabalhadores que constroem seu lucro - que em 2022 ultrapassou R$ 30 bilhões, crescimento de 14,5% em doze meses - a demissão "humanizada".
A demissão "humanizada" trata-se de um aviso ao trabalhador de que ele será demitido dali um tempo. O banco defende que esta é uma forma do bancário não ser pego de surpresa com a demissão e ter tempo para buscar a realocação.
O Sindicato esclarece que essa modalidade de demissão será implementada pelo banco em áreas que passarão por reestruturação, extinção de cargo ou impossibilidade de continuar exercendo a função. Para os representantes dos trabalhadores, o Itaú desvirtua completamente o conceito de humanização com a medida.
A ideia de humanização do Itaú é que um trabalhador - que já sofre rotineiramente com metas abusivas, sobrecarga de trabalho e assédio - tenha que enfrentar esta dura rotina sabendo que será demitido. Por óbvio que isso levará ao adoecimento mental e físico. Onde está a humanização?, questiona o movimento sindical.
Um exemplo desta prática, levada ao extremo, é uma área que será encerrada pelo Itaú por conta de uma automação bancária. Há denúncias de que, mesmo com prazo estabelecido até 3 de abril para os bancários se realocarem, alguns trabalhadores já estão sendo avisados que serão demitidos na data limite para realocação, inclusive com orientação para que estas pessoas batam o ponto normalmente, mas não trabalhem, uma vez que serão desligados.
Representantes dos trabalhadores cobram do Itaú que, ao invés de demitir, assuma a responsabilidade de realocar estes trabalhadores na própria empresa. Isso sim é colocar em prática o discurso de respeito e humanidade para com os seus funcionários!
Procure o Sindicato
Os bancários que passarem por este processo de demissão supostamente "humanizada" devem procurar o Sindicato por meio do telefone (16) 3336-6700, pelo WhatsApp (16) 98115-6150 ou relatar diretamente a um dirigente em visita periódica às agências. Assim, o Sindicato terá mais elementos para atuar junto ao banco. O sigilo é garantido!

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias